Araucária

Programa “Bicho da Gente” está microchipando todos os cães de Araucária

IMG_0055O programa “Bicho da Gente” criado pela Prefeitura de Araucária e realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) através do Centro de Controle de Zoonoses, e a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), contará também com a participação das ONG’s Bicho não é Lixo, Grupo de Protetores Independente, Instituição Independente de Araucária, de clínicas veterinárias e Pet Shop’s da cidade.

O programa atuará em duas frentes: microchipagem e castração de cães. De acordo com estimativa da SMMA, em Araucária, há aproximadamente 30 mil cães entre abandonados e domiciliados.

A 1ª etapa do projeto já começou a ser realizada através da microchipagem gratuita e obrigatória para todos os cães do município. Até o momento a Secretaria de Meio Ambiente junto com o CCZ michochiparam mais de 1.000 (mil) cães.

A microchipagem está sendo realizada nas sedes da SMMA, SMAG e CCZ e também será feita nos bairros de acordo com o cronograma que pode ser conferido AQUI: Cronograma Microchipagem

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, cerca de 500 cães vivem no entorno de logradouros públicos, tais como terminais rodoviários, praças, escolas, CMEI’s, postos de saúde, etc, estes cães já estão sendo castrados e microchipados.

O secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei Falat Pereira de Souza destaca a importância da microchipagem, “ao microchipar, você protege seu animal de estimação, pois facilita a localização em caso de fuga e auxilia o processo de registro e identificação de animais para que a Prefeitura tenha um controle da quantidade e localização de cães na cidade”. No caso de cães de rua o cadastro é realizado em nome de uma pessoa responsável e, se o animal for adotado os dados de identificação do chip são alterados.

A 2ª etapa do programa “Bicho da Gente”, terá início no segundo semestre de 2015 e será realizada através de um convênio entre a Prefeitura de Araucária e clínicas veterinárias. O objetivo é intensificar a castração dos cães de famílias carentes que estejam inscritas em algum programa social. “Queremos promover a redução populacional dos cães da cidade. A intenção do programa é diminuir a quantidade dos cães nas ruas da cidade através do estímulo da Guarda Responsável”, afirma Dirlei.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.