Araucária

Operação Inverno abriga moradores de rua nos dias mais frios em Araucária

A Prefeitura de Araucária já está se preparando para a Operação Inverno deste ano, a qual providencia um local para acolhimento provisório para pessoas em situação de rua possam passar a noite nos dias mais frios do ano. Devem estar envolvidas principalmente na ação a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), de Saúde (SMSA) e Guarda Municipal. Assim como em anos anteriores, a SMAS planeja oferecer uma média entre 20 a 25 atendimentos diários provendo kits de higiene, jantar, abrigo e café da manhã aos beneficiários. 

Com previsão para início agora em junho, a operação inverno objetiva oferecer acolhimento provisório/noturno para pessoas em situação de rua. O acesso ao serviço deverá ser via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), abordagem social ou por procura espontânea do público-alvo do serviço. Em decorrência de todos os cuidados sanitários necessários, devido à Covid 19, planeja-se usar o auditório do Centro de Convivência do Idoso, oferecendo ao público e aos trabalhadores condições de segurança e higiene necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. 

Em 2020 a operação inverno prestou 2702 atendimentos para 179 pessoas ao longo dos 4 meses que o serviço esteve ativo. Na acolhida da Albergagem, essas pessoas passam por uma avaliação de saúde, sendo uma oportunidade de conhecer melhor cada um deles (a grande maioria é homem) e de verificar que tipo de ação pode ser realizada para atender a outras demandas que surjam (como o retorno de vínculos familiares). Os que não aceitarem a oferta de acolhimento noturno durante este período podem receber um kit de higiene básica e cobertor.

No período comercial é possível indicar pessoas para serem beneficiadas pela Operação Inverno pelo telefone (41) 3901-5224 (CREAS) – Endereço: Avenida Brasil, 298. A partir das 18 horas, o contato é o (41) 3905-6061 (Casa da Cidadania).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.