Saúde

Levantamento aponta que 98% dos farmacêuticos do Paraná sofrem desabastecimento nas farmácias

Um levantamento do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, CRF-PR, apontou que 97,7% dos farmacêuticos paranaenses que responderam ao questionário sofrem com o desabastecimento de medicamentos, destes, a maioria (79,5%) atua em estabelecimentos do setor privado, seguido pelas farmácias públicas (18,8%). O questionário foi respondido por 512 farmacêuticos espalhados pelo estado e foi disponibilizado no site e redes sociais do CRF-PR, do dia 22 de julho a 02 de agosto de 2022.

O levantamento mostra os medicamentos que mais estão em falta nas farmácias do Paraná. 94,8% dos entrevistados afirmam sofrer com o desabastecimento de antimicrobianos (os mais citados, azitromicina, amoxicilina e cefalexina); 84,8% com a falta de mucolíticos (os mais citados, acetilcisteína e ambroxol); 74,3% com a falta de anti-histamínicos (os mais citados, dexclorfeniramina e loratadina) e 62,4% com analgésicos (dipirona e ibuprofeno).

Entre as apresentações que estão em falta, o tipo mais citado pelos farmacêuticos que responderam o questionário foram a apresentação infantil (92,6%); seguida pelas formas líquidas orais em geral (92%).

“O levantamento vem a confirmar uma realidade de todo o Brasil, e que não é diferente no Paraná. Profissionais de todo o estado relatam a mesma dificuldade, principalmente na falta de medicamentos na forma líquida e apresentação pediátrica, que prejudica essa população”, destaca o conselheiro federal pelo Paraná e diretor secretário-geral do CFF, Dr. Luiz Gustavo Pires.

Motivos para o desabastecimento

Como os principais motivos vinculados à falta de medicamentos, foram citadas a escassez do mercado, a alta demanda não esperada, as falhas do fornecedor e o preço alto impraticável. Além disso, 67,6% dos profissionais afirmaram não estar encontrando alternativas para as faltas apontadas.

O CRF-PR orienta os pacientes que na falta do medicamento, busque informações com o farmacêutico e com o médico prescritor, para que estes possam indicar possíveis alternativas.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.