Saúde

Importante: Pessoas com suspeita de dengue e casos confirmados precisam usar repelente

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Essa doença pode ser extremamente perigosa e até mesmo fatal em casos mais graves. O Paraná é o terceiro estado do Brasil com mais casos de dengue neste início de 2024, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Por isso, é fundamental que a população esteja consciente sobre a importância de se proteger contra as picadas do mosquito transmissor e também evitar a proliferação do mesmo.

De acordo com a Vigilância em Saúde de Araucária, uma das formas de prevenção é o uso de repelente. A recomendação para pessoas que estejam com suspeita de dengue ou já com a confirmação, é aplicar o repelente adequadamente, principalmente nas áreas expostas do corpo. “O período de transmissão da dengue começa um dia antes do aparecimento da febre e dura até o 6º dia do curso da doença”, explica Alex Radin da Vigilância em Saúde. “Assim, o uso de repelente, blusas de manga longa, calças e telas mosqueteiras é fortemente indicado para a redução do risco das pessoas serem picadas pelo mosquito Aedes aegypti e transmitir a doença para seus familiares e amigos”, pontua.

A utilização do repelente deve ser aliada à eliminação de criadouros (água parada), que é uma medida essencial para proteger a população contra a dengue e contribuir para a redução dos casos da doença. Pois, outro aspecto preocupante é a capacidade de reprodução do mosquito. Uma fêmea pode colocar até 450 ovos em sua vida (45 dias), o que, se não houver o devido controle e eliminação de criadouros, pode resultar em uma rápida proliferação do mosquito transmissor.

Se a fêmea estiver contaminada com o vírus, os ovos do mosquito também já podem estar contaminados. Desta forma, quando os ovos eclodem, cerca de 60% das larvas já nascem infectadas, aumentando ainda mais a disseminação da doença.

Outro dado importante é a resistência dos ovos do Aedes aegypti ao ressecamento. Eles podem sobreviver por até 450 dias fora da água, adquirindo resistência em apenas 15 horas após a postura. Por isso, é fundamental que a população mantenha os cuidados necessários para evitar a formação de criadouros em suas residências, eliminando qualquer objeto que possa acumular água parada, como pneus, garrafas vazias, vasos de planta e recipientes em geral.

O trabalho intenso que é realizado no município pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em parceria com a população é essencial para reduzir a presença do mosquito e, consequentemente, a propagação da dengue. A conscientização sobre a importância do uso de repelente e a adoção de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros, são fundamentais para combater essa doença e garantir a saúde e bem-estar da comunidade.

#pratodosverem: a imagem da notícia mostra uma mulher segurando um spray em uma das mãos e borrifando um líquido que parece ser um repelente de insetos na outra mão.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.