Araucária

Araucária terá caminhada do Outubro Rosa no dia 19

No próximo dia 19 de outubro, Araucária terá a Caminhada do Outubro Rosa para a conscientização em relação a prevenção do câncer. O evento terá saída às 10 horas do Paço Municipal em direção ao Centro de Especialidades Médicas (CEMO), localizado na Rua Guilherme da Motta Correa, n° 55, Centro. Todos os moradores estão convidados a participar preferencialmente vestindo uma roupa em tons de rosa em alusão à data na luta contra o câncer. Neste dia as unidades básicas de saúde urbanas estarão abertas para a coleta do preventivo, testes rápidos de HIV e sífilis, e vacinas, das 8h às 17 horas.

Durante o mês de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensificará as ações de atendimento voltado para a saúde da mulher nas unidades de Saúde do município. Com foco na prevenção, uma parceria entre a Secretária de Saúde e a Secretaria de Educação vai proporcionar, ao longo deste mês, palestras com profissionais de saúde nas escolas municipais. O foco é conversar com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental sobre a importância de se proteger (por meio de vacinação) contra o HPV, vírus responsável por diversos tipos de câncer, entre eles, o de colo de útero.

O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é a detecção precoce do câncer de mama, com ações de rastreamento que são: a oferta de mamografia, exame clínico das mamas, a oferta de ultrassonografia e coleta de exames de colo de útero.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Números – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença, no ano passado, alcançou 1.012 mulheres no Estado.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.