Saúde

Voluntários da CoronaVac no HC em Curitiba tiveram apenas reações leves; testes continuam por um ano

Os voluntários do Hospital de Clínicas (HC), um dos centros de pesquisa que fazem parte do estudo coordenado pelo Instituto Butantan da vacina Coronavac, tiveram apenas reações leves, o que garante a segurança do imunizante. Foram cerca de 1,4 mil curitibanos que participaram dos testes, que terminaram no dia 31 de setembro, e são monitorados desde então.

A chefe do serviço de infectologia do HC e coordenadora do estudo da CoronaVac em Curitiba, a médica Sônia Raboni, afirmou que apenas reações leves foram verificadas. “Nós observamos apenas reações leves e moderadas, como dor de cabeça, dor no local da picada e uma febre leve, mas a maioria não sentiu nada. O evento mais moderado foi a dor de cabeça persistente”, descreveu.

Os participantes da pesquisa receberam duas doses do imunizante, com um intervalo mínimo de 14 dias e máximo de 28, uma aplicação em cada braço. Metade foi vacinada com a Coronavac e a outra recebeu um placebo. “Até o momento a vacinação se mostra muito segura. O acompanhamento dos voluntários acontece por um ano, porque existem eventos tardios que podem acontecer, mas isso é muito raro”, explicou.

Quanto à eficácia da vacina, isso não fica a cargo do HC. “Estudos de eficácia são feitos por um comitê externo de segurança e eficácia. Dados são disponibilizados pro Butantan, que passa a análise ao comitê. Casos de covid positivo entre os voluntários vão para este centro, que faz a análise para saber se receberam a vacina ou não”, salientou.

O último voluntário a receber a Coronavac em Curitiba foi no dia 31 de setembro.

 Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.