Araucária

Visitas à maternidade do HMA já estão sendo agendadas pelas unidades de saúde

O programa de visitas das gestantes à maternidade do Hospital Municipal de Araucária (HMA) por meio de agendamento nas unidades básicas de saúde já está sendo realizado. O novo modelo teve a primeira visita realizada na quinta-feira (03) e foi guiada pelo obstetra Cláudio Bednarczuk e pela enfermeira Luiza Losso de Lara, que mostraram o futuro local de nascimento dos bebês e esclareceram algumas dúvidas relacionadas ao parto.

Além das próprias gestantes, parentes delas também puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura da maternidade. Vários pais não deixaram de comparecer e acompanharam as futuras mamães na visita. Dúvidas sobre o parto, estada no hospital e primeiros dias do bebê foram esclarecidas em um bate papo informal. Um vídeo sobre o centro obstétrico, local onde fica a sala de parto, mostrou como é a estrutura interna do espaço.

Das 30 vagas oferecidas para a data, 23 foram preenchidas. Essa iniciativa das visitas programadas tem o intuito de ampliar ainda mais o processo de humanização no atendimento oferecido pelo HMA, auxiliando no processo de orientação das gestantes de Araucária, desmistificando alguns mitos relacionados ao ambiente hospitalar e fornecendo informações importantes sobre a rotina durante o internamento até a alta da mãe.

Como agendar a visita

As visitas programadas estão sendo agendadas diretamente pelas unidades básicas de saúde de Araucária e acontecerão sempre às quintas-feiras, no período da tarde. Além da mãe, o pai do bebê ou outro acompanhante também poderão participar, sempre observando o limite de 30 pessoas por grupo agendado.

Informações sobre a internação

Durante a visita, as mães são informadas sobre os documentos necessários para a internação, horário de visitas (das 14h às 16h), período para troca de acompanhantes (das 7h às 8h; 12h às 13h e das 20h às 21h), documentos necessários para o registro do nascimento (feito ainda no hospital) e o que deve conter a mala da mãe e do bebê.

Importante destacar que na maternidade do HMA, durante todo o período de internação, a mãe e o bebê permanecem juntos como forma de criar maior vínculo entre ambos. No primeiro dia de pós- parto, a mãe recebe todas as orientações adequadas sobre a higienização corporal do bebê e também dos cuidados do coto umbilical, recebe ainda um impresso falando sobre aleitamento materno, icterícia, carteirinha de vacinação, exame do pezinho e outras informações pertinentes.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.