AraucáriaSaúde

Visando controle do Sarampo, Saúde realizou verificação obrigatória de 80 carteiras de vacinação em empresa de Araucária

Quando ocorre um caso suspeito de Sarampo, o protocolo das equipes de Saúde é mapear locais onde a pessoa esteve e encontrar outras pessoas que tiveram contato com ela. Na última semana, a investigação de um desses casos levou uma equipe de saúde de Araucária a uma empresa na região do Thomaz Coelho, área de muitas indústrias e, por consequência, de muita circulação de pessoas. A equipe realizou a verificação obrigatória da carteira de vacinação de 80 pessoas, contatos que tiveram proximidade à pessoa suspeita de ter adquirido Sarampo. Esta situação é mais um alerta para mostrar que pessoas que não estão em dia com a vacina precisam se proteger.

No caso da verificação obrigatória da carteira de vacinação, prática também chamada de ‘bloqueio’, quem não tem registrado as doses corretas conforme a idade é encaminhado para vacinação em unidades básicas. Essa ação também pode ocorrer em escolas, residências, igrejas e outros locais se necessário. Todos os casos suspeitos da doença são acompanhados por equipe de saúde e as ações, como a vacinação rotineira e a intensificação realizada nas UBS (quando necessária), contribuem para o controle do Sarampo.

Araucária já teve o atendimento na UPA de um caso de Sarampo confirmado (este morador de Curitiba). Outros três casos suspeitos de Sarampo estão sob investigação no município.

CAMPANHA – A próxima etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, de 18 a 30 de novembro, tem como público-alvo os jovens de 20 a 29 anos que não estão em dia com a vacina. Este grupo é considerado pelo Ministério da Saúde como um dos com maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses confirmadas da vacina. Em Araucária, a vacinação ocorre em todas as unidades básicas de saúde (urbanas e rurais). É muito importante levar a carteira de vacinação a uma UBS para que os profissionais da Saúde verifiquem se todas estão em dia.

Os casos de Sarampo vêm mobilizando as equipes de Saúde de todo o país para intensificar a vacinação de quem não está em dia. A vacina é o único meio eficaz de proteger contra o sarampo, doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade (se a pessoa não está protegida pela vacina). Para a vacinação é importante não esquecer de levar à UBS a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.