Redação

Vereadores de Colombo diminuem número de cadeiras na CM; em Araucária políticos querem mais

A Câmara Municipal de Colombo, na região metropolitana de Curitiba (RMC), aprovou a redução do número de vereadores da cidade em segunda votação nesta terça-feira (7). Enquanto isso, em Araucária, também na RMC, o aumento das cadeiras já passou pelo primeiro turno e deve voltar ao plenário no dia 20 de julho.

Em Colombo, com a nova lei, a Casa terá 17 parlamentares, contra 21 que atuam no local atualmente. A proposta foi aprovada com 17 votos favoráveis e quatro contra. De acordo com a Comissão de Constituição e Justiça, o objetivo da redução é atender a um princípio constitucional de proporcionalidade entre o número de vereadores e os cerca de 230 mil habitantes do município.

“Na verdade, em 2010, houve um aumento no número de cadeiras de 13 para 21. Na época, a comunidade questionou a decisão, que foi tomada sem nenhum tipo de consulta popular. Por isso, decidimos partir para a redução, sem prejudicar a representatividade”, informou o vereador Professor Waldirlei (SD) em entrevista àBanda B na tarde desta quinta-feira (9).

Os autores da proposição foram os parlamentares Clodoaldo Camargo (PTN), Dolíria Strapasson (PSDB), Eurico Dino (PV), Marquinhos Berlesi (PSDB), Nivaldo Paris (SD), Sérgio Pinheiros (PROS) e Sidinei Campos (PRP). A proposta foi aprovada em primeira e segunda votação.

Em Araucária

Em Araucária, o aumento do número de cadeiras de 11 para 15 foi aprovada em primeiro turno com oito votos a favor contra três. Questionado sobre a proposta, o presidente da Câmara, Wilson Roberto David Mota (PROS), afirmou ao Jornal O Popular do Paraná que a intenção não é aumentar o número de vereadores ‘apenas por aumentar’. “Essa questão do aumento das cadeiras vem sendo ventilada há muito tempo. Nossa intenção com o projeto de emenda é oficializar essa discussão”, disse.

No próximo dia 20 de julho, a proposta volta ao plenário para segunda votação. Se aprovada, a lei começa a valer para a próxima legislatura, que tem início em 2017.

Por Marina Sequinel / BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.