Brasil

Vendas no varejo caem pelo sexto mês seguido

As vendas no varejo registraram a sexta queda seguida e fecharam julho em baixa. O volume de vendas caiu 1% em relação a junho, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a taxa ficou em -3,5%. No ano, as vendas acumulam retração de 2,4% – a quinta taxa negativa e o pior resultado desde março de 2003, quando houve um recuo de 6,1%. Em 12 meses, o resultado é negativo em 1%.

Já a receita nominal do varejo teve leve alta de 0,1% de junho para julho. Na comparação anual, houve uma expansão de 4,2%, mesma taxa acumulada nos sete primeiros meses de 2015. Nos últimos 12 meses, a receita nominal registrou um crescimento de 5,3%.

Já o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, cresceu 0,6% na passagem de junho para julho, interrompendo uma sequência de sete quedas, que gerou uma baixa acumulada de 10,5%. Frente a julho de 2014. a baixa é de 6,8%. No acumulado em 2015, o desempenho nas vendas foi de queda de 6,5%. Nos últimos 12 meses, há um recuo de 4,9%.

A receita nominal do varejo ampliado, que inclui veículos e combustíveis, cresceu 1,1% em julho frente a junho. Na comparação com julho do ano passado, a receita teve leve alta de 0,2%. No ano, há uma queda de 0,3% e, nos últimos 12 meses, há alta de 0,9%.

As vendas no varejo fecharam o primeiro semestre do ano com queda de 2,2%. Foi o pior resultado semestral desde 2003, quando os seis primeiros meses daquele ano registraram recuo nas vendas de 5,7%. Além disso, foi o segundo pior resultado semestral da série histórica, iniciada em 2001. Já a receita nominal registrou alta de 4,2% de janeiro a junho.

No semestre, o varejo ampliado acumulou queda bem mais expressiva do que no resultado que exclui veículos e material de construção, com recuo de 6,4% nas vendas e de 0,4% na receita nominal. Em 12 meses a baixa semestral foi de 4,8% nas vendas, enquanto a receita teve alta de 1%.

Agencia Globo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.