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Vantagens e praticidade das teleconsultas em Araucária

Para evitar aglomerações em serviços de saúde, proteger profissionais e usuários do sistema da área e poupar deslocamentos – permitindo que o cidadão tenha consulta em casa, a orientação é que as consultas que precisem ser realizadas, tenham preferência pela opção remota.

Há várias plataformas oferecendo informações sobre o novo coronavírus de maneira gratuita (acha-se diversas procurando pela internet), porém algumas apenas tiram dúvidas. Uma pública e bem completa, recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde de Araucária, é a do governo estadual: Telemedicina Paraná (CLIQUE AQUI), que funciona todos os dias das 8h às 23h, inclusive finais de semana e feriados.

“Nesse momento ainda é muito importante seguirmos as recomendações de isolamento social. Então, o quanto puder ser evitado o contato físico, melhor. Isso reduz o risco de contaminação, porque não é apenas no serviço de saúde que a pessoa pode ser contaminada, mas também no trajeto, pelo transporte compartilhado ou público”, orienta a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Araucária, Alexsandra Tomé.

Reforçando a medida preventiva, a profissional ainda lembra que múltiplos convênios estão oferecendo estrutura semelhante, sendo uma alternativa, já que se estima que cerca de 30% dos araucarienses possuem vínculo com planos de saúde, e que, inclusive algumas operadoras estão permitindo acesso a certos serviços até para não-clientes.

Telemedicina Paraná

Além de orientações, o Telemedicina Paraná auxilia no mapeamento de casos suspeitos da covid-19, permite acesso a consultas online e encaminhamentos para outros serviços, além de fornecer prontuário para histórico do paciente e emitir receitas, pedido de exames e atestados quando necessário. Todas orientações para fazer uso do serviço (via site ou download de aplicativo para celular) estão disponíveis no site oficial do programa.

Resumindo o fluxo, pode haver três triagens. Na primeira, depois de um cadastro básico, o usuário passa por um filtro feito por inteligência artificial. Caso haja a identificação de sintomas relacionados à Covid-19, ele é direcionado para uma conversa com estudantes da área de saúde, que fazem as primeiras orientações e, dependendo do quadro apresentado, encaminham a pessoa para uma consulta online com médicos voluntários e até com psicólogos.

Após a consulta, o médico pode emitir receitas ou atestados e, quando necessário, pode encaminhar* o usuário para uma unidade básica de saúde ou centros de atendimento especializado para realização de consultas presenciais, exames ou retirada de medicamentos. Em algumas situações, os profissionais podem pedir para que o atendimento virtual seja repetido dali alguns dias para prorrogar os atestados ou acompanhar a evolução dos quadros.

De acordo com o assessor técnico da coordenação da SETI-PR, Marcos Pelegrina, muitos usuários já recorrem à ferramenta com exames positivos adquiridos por conta própria (em farmácias ou laboratórios) e apenas precisam orientação de como proceder, acompanhamento profissional, prescrição médica e atestado.

DISK CORONA Araucária

Dúvidas sobre como proceder em caso de suspeita de covid-19 ou sobre o Telemedicina Paraná podem ser esclarecidas pelo Disk Corona de Araucária pelo telefone 0800 642 52 50. A ligação é gratuita e pode ser feita todos os dias da semana, das 7h às 19h.

*Os encaminhamentos são identificados com um código QR Code, que podem ser facilmente escaneados pela maioria dos celulares.

**Obtenha orientações de como utilizar a ferramenta, acesse links para os cadastros e para baixar aplicativos pelo portal http://www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha/Pagina/APP-COVID-19-PARANA

SMCS

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Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

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