Brasil

Vacinas contra a Gripe A, estarão disponíveis a partir desta semana

15549888-kn3G-U10871539162i8-1024x683@GP-Web[1]A espera pela vacina contra a gripe A deve acabar na próxima semana, pelo menos para aqueles que optarem pela rede privada de saúde. Laboratórios que oferecem as vacinas influenza tri e quadrivalente esperam receber os lotes com as doses nesta sexta-feira (17). O prazo de entrega do medicamento estava até então indefinido em decorrência do atraso da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, a partir de segunda-feira (20), praticamente todos os laboratórios começam suas campanhas de imunização.

Mais potente

A novidade da campanha de imunização desse ano é o lançamento da vacina influenza quadrivalente, cuja composição inclui vírus A/H1N1, A/H3N2 e duas cepas do vírus B, ampliando sua proteção em comparação com a vacina trivalente. A alteração na composição do medicamento segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, a nova vacina será oferecida apenas na rede de saúde privada.

O Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece imunização gratuita para pessoas que façam parte do grupo prioritário, continuará utilizando a trivalente. Segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Magda Domingues, a vacina trivalente garante proteção eficaz contra os vírus circulantes no Brasil, não havendo necessidade de substituí-la pela quadrivalente. Além disso, a mudança exigiria amplo estudo sobre o novo medicamento e o custo-benefício de sua adoção pela rede pública.

O médico infectologista Jaime Rocha, do Laboratório Frischmann Aisengart, reforça que a população não atendida pela rede pública deve procurar a rede privada e aderir à imunização. “A população deve tomar a vacina para prevenir um surto de gripe, como aconteceu em anos anteriores”, afirma.

O especialista lembrou a epidemia de gripe A que atingiu todo o Brasil em 2009. Naquele ano, só no Paraná foram notificados 83 mil casos de influenza (casos notificados são aqueles que resultam em internação) e o número de óbitos provocados pela doença chegou a 393. “Seis anos depois da epidemia, a vacina continua sendo o melhor método de proteção”, conclui Rocha.

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.