Brasil

Vacina contra o HPV já está disponível em Araucária; Meninas de 09 a 11 anos devem se vacinar

Vacinação-HPV-700x429

Segunda-feira (02) começa novamente o período estabelecido pelo Ministério da Saúde para vacinação contra o HPV. Em Araucária, meninas que tenham entre 9 e 11 anos devem ir até as unidades básicas de saúde para receber a primeira dose da vacina. A carteirinha de vacinação deve ser levada para que a ação seja registrada.

Importante ressaltar também que meninas com menos de 14 anos que não receberam a primeira dose no ano passado devem se vacinar este ano, pois no ano passado o público-alvo visava meninas entre 11 e 13 anos. Quem tomou a primeira dose no ano passado há cerca de seis meses já pode buscar a segunda dose da vacina nas unidades, já que a imunização contra essa doença é realizada em três etapas.

Por que vacinar?

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 variações, sendo que 12 delas podem ocasionar câncer. A principal forma de transmissão do HPV é por ato íntimo, que pode ser desde um beijo na boca até o ato sexual.

Prevenção

A vacina foi implantada no Calendário Nacional de Vacinação e a faixa etária escolhida visa atingir os jovens ainda não contaminados com o vírus, pois a vacina apenas previne novos casos e não cura os já existentes.

Três doses

A vacina contra o HPV é aplicada em três etapas. A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira. Já a terceira dose fica agendada para ser ministrada cinco anos após a primeira. Para que haja uma melhor eficácia da vacina, as três doses precisam ser tomadas.

Carteira de vacinação

A carteira de vacinação é um documento muito importante, mas nem sempre é guardada com o devido cuidado. Não são apenas crianças as beneficiadas com as campanhas de vacinação (devendo monitorar o que já foi tomado e o que precisa ser tomado), algumas doses são destinadas para adultos também. Por isso, a recomendação é que a carteira de vacinação seja guardada pela vida toda.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.