Paraná

Usuários não aguentam mais assaltos no Terminal do Pinheirinho

Terminal pinheirinho12Daniel CastellanoDo Portal BandaB

Os usuários do terminal Pinheirinho, em Curitiba, continuam aterrorizados com os assaltos que tomaram conta de diversas linhas de ônibus do local. Segundo eles, os criminosos entram nos coletivos e, no meio do caminho, rendem os passageiros e realizam arrastões.

O porteiro Aristeu, uma das vítimas, foi assaltado no último sábado (6) enquanto andava de ônibus. De acordo com ele, logo cedo os bandidos observam o movimento no terminal e, depois, escolhem o próximo alvo.

“Eles veem os pontos onde há mais jovens usando celulares ou tablets e pegam especificamente esses ônibus. No meio do caminho, quando o veículo se distancia do terminal, eles dão voz de assalto e fazem uma limpa. Foi o que aconteceu quando eu estava no coletivo”, contou Aristeu em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (8).

Na ocasião, após o crime, os assaltantes pediram para o motorista parar no bairro Tatuquara para que eles pudessem fugir. “Eles não deixaram mais ninguém descer do veículo. Só depois o ônibus voltou a realizar o itinerário correto”, completou o porteiro.

No dia 28 de abril, ouvintes da Banda B já haviam relatado o alto número de assaltos no terminal em uma reportagem, mas o problema ainda não foi solucionado. De acordo com Aristeu, as linhas que continuam críticas são: Rio Bonito/Pinheirinho, Vitória Régia/Pinheirinho e Pinheirinho/Araucária.

Nota da PM

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que o 13º Batalhão, responsável pela área, pede às pessoas que acionem a PM por meio do telefone 190 no momento da ocorrência. Confira a nota na íntegra:

Nos terminais de ônibus é comum a existência de fiscais que podem ser informados do que está ocorrendo, os quais podem (como qualquer outro cidadão) acionar tanto a PM quanto a Guarda Municipal, que agora também deve fazer patrulhamentos.

Os terminais de ônibus são próprios municipais, de responsabilidade, portanto, da Guarda Municipal, mesmo assim a PM faz patrulhamento nestes locais e nas imediações de estações tubo. Os ônibus, da mesma forma que os terminais, são de responsabilidade do município, no entanto a PM não deixa de realizar abordagem e monitoramentos neles, isto é, policiais do Serviço Velado fazem levantamentos, na tentativa de identificar suspeitos e prendê-los, o que acontece muitas vezes.

Porém, se estas ações criminosas estiverem ocorrendo nos ônibus e terminais, as pessoas devem verificar junto aos responsáveis se há câmeras de segurança, as quais podem ajudar na identificação de marginais. Se houver, estas imagens devem ser encaminhadas à Polícia Civil, a verdadeira responsável pela investigação de fatos ocorridos. À Polícia Militar cabe o patrulhamento preventivo e ostensivo, que também é responsabilidade da Guarda Municipal, já que terminais e estações são próprios municipais. Estas orientações valem para as áreas de qualquer terminal de ônibus.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.