Paraná

Usuários do PR podem abrir e acompanhar recursos pela internet

Os candidatos à habilitação que discordam do resultado do exame de aptidão física e mental, da avaliação psicológica ou do exame médico especial para direção podem abrir e acompanhar o resultado do recurso pela internet. A nova ferramenta já está disponível no site do Departamento de Trânsito do Paraná (http://www.detran.pr.gov.br), na categoria “Requerimento Online JUMP”.

“Antes, o cidadão tinha que imprimir o requerimento de recurso no site, preencher e levar na Ciretran para obter o número de protocolo que permitia o acompanhamento do processo. Agora, todas as etapas podem ser realizadas pela internet. A ideia é evitar deslocamentos dos usuários e oferecer mais agilidade no atendimento”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

PASSO A PASSO – No site do Detran, em “Requerimento Online”, o usuário deve ler e aceitar o termo de procedimento do recurso, depois preencher os dados pessoais e informar o motivo da discordância. É necessário anexar os documentos pessoais (RG, CPF e CNH) e laudos médicos ou psicológicos que colaborem com o pedido.

Com as etapas iniciais concluídas o Detran enviará para o e-mail do solicitante o número do protocolo que permitirá acompanhar o andamento do processo e o acesso aos resultados finais do recurso.

“O cidadão tem 30 dias, a partir do resultado da avaliação, para recorrer. O preenchimento incorreto ou a falta de informação durante o cadastro pode prejudicar o andamento do processo. Por isso é muito importante o cuidado e atenção em todas etapas”, alerta o coordenador da Divisão de Medicina e Psicológia, Gustavo Fatori.

JUNTA MÉDICA – A Junta Médica do Detran é um serviço gratuito oferecido em todo o Estado. Atualmente, o recurso é feito em Curitiba, Cascavel, Sarandi, Londrina e Francisco Beltrão. Em 2017, foram julgados 717 recursos da área psicológica e 811 casos na área médica no Paraná.

Seguindo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cada Junta Médica e Psicológica é composta por três médicos e três psicólogos.

Quando o pedido de recurso é aceito, o Detran entra em contato por telefone e informa a data e horário de comparecimento à Junta Médica e Psicológica mais próxima.

O exame de aptidão física e mental e o exame especial são compostos de anamnese (um estudo do histórico médico do candidato) e exame físico completo, além da análise de pareceres e exames trazidos pelo usuário. A duração média é de 20 minutos.

 

AN-PR

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.