Paraná

Urbs prevê instalação de banheiros químicos e melhoria na sensação térmica dos tubos

Cerca de 80 banheiros químicos devem ser instalados próximos a estações-tubo do transporte coletivo, em Curitiba. De acordo com a Urbs, a instalação, que é demanda antiga dos cobradores, já está prevista na nova tarifa técnica e deve ser implantada, pelas empresas de ônibus, até o começo de 2016.

De acordo com o diretor de transportes da Urbs, Daniel Andreatta Filho, os sanitários serão de uso exclusivo dos cobradores.Além dos banheiros, a Urbs também planeja melhorias na sensação térmica das estações, mas a licitação para o projeto será lançada somente em 2016. Todos os 350 tubos do transporte coletivo de Curitiba devem passar por uma reforma e receber materiais que melhoram a sensação térmica em 32% e reduzem a incidência de raios UV em 99% e de raios infravermelhos em 40%. As reformas incluem a instalação de mantas térmicas e forro de proteção, além de exaustores e ventiladores. Segundo o diretor de transportes da Urbs, o vidro atrás da posição de trabalho dos cobradores também vai receber uma pintura diferenciada.

A previsão para que todas as 350 estações recebam a melhoria é até 2018.

Nos últimos anos, outras capitais brasileiras implantaram o sistema BRT, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nestes municípios, as estações são diferentes, mais amplas, normalmente com ar condicionado e os cobradores ficam em uma bilheteria parecida com a de estádios. Segundo Andretta, este tipo de modificações não está nos planos de Curitiba, já que a cidade não pretende mudar a identidade das estações-tubo.

O projeto de melhoria térmica foi aprovado após um período de testes na estação-tubo Araucária, na Av. Desembargador Westphalen. Para medir os resultados, foram instalados sensores na estação em teste e em outra, que fica ao lado, e que não recebeu qualquer modificação. A reforma vai ser viabilizada pelo programa de melhoria da qualidade do ar no transporte coletivo – previsto em convênio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) com o Banco Mundial.

 

BandNewsCuritiba

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.