Araucária

UPA realizou mais de 100 mil atendimentos no ano de 2020

íodo, sendo que somente no primeiro trimestre foram registradas aproximadamente 40 mil consultas. O mês de janeiro bateu recorde de atendimentos com 14.362.

Em abril, comparando com março, a procura pela UPA caiu pela metade: de 12.092 em março foi para 6.377 no mês seguinte. A diretora de urgência e emergência, Débora Regina Sabino, explica essa diminuição brusca nos atendimentos. “Com a pandemia diminuiu drasticamente a procura pelo serviço. Entre outros fatores, lá no início as pessoas tinham muito medo de ir até a UPA, só iam em caso de extrema necessidade”, explica. Além disso, a diretora pontua que a inauguração do Cecc (Centro Especial de Combate ao Coronavírus) em maio também fez com que houvesse diminuição pelos atendimentos na unidade.

Já no mês de dezembro registrou-se um aumento significativo nas consultas da UPA, ultrapassando a casa dos 9 mil. “A procura está aumentando e percebemos que a quantidade de atendimentos está voltando a normalizar. Inclusive nos chama bastante a atenção o grande número de pacientes que chegam na UPA com crise de ansiedade, o que também é reflexo dos acontecimentos que temos enfrentado por conta da pandemia”, destaca Débora.

Atendimentos

A UPA oferece assistência 24 horas por dia para casos clínicos de urgência e emergência. Os usuários devem procurar o serviço em casos classificados como agudos, por exemplo: pedras nos rins, dificuldades respiratórias, convulsões, dor abdominal, no peito, febre alta, desmaios.

É importante atentar que se não em caso de urgência e emergência, os pacientes podem procurar atendimento médico das Unidades Básicas de Saúde do seu bairro e durante a pandemia, os sintomáticos respiratórios devem procurar o serviço do Cecc.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.