Araucária

Uniforme escolar garante mais segurança aos estudantes de Araucária

08_crianas_uniformizadas2-700x466

Um dos grandes benefícios apontados por pais e responsáveis de alunos sobre o uso de uniforme escolar é a questão da segurança. Esta é uma opinião frequente durante os eventos de entrega dos kits de uniforme escolar adquiridos pela Prefeitura. É a primeira vez que o município de Araucária entrega uniforme aos seus 24 mil alunos.

“A Prefeitura se preocupar em comprar uniforme escolar para as crianças é o que podia fazer de melhor porque elas vão se sentir seguras”, avaliou a conselheira tutelar Margarete de Fátima Carlos. Acostumada a acompanhar situações em que as crianças precisam de proteção, Margarete explica que a questão da segurança ganha ângulos diferentes.

Segundo a conselheira tutelar, a primeira ‘segurança’ é a fácil identificação. “Por uma questão de segurança é muito melhor que estejam com uniformes. É possível identificar quem é ou não aluno aluno pela vestimenta. Isso é bem importante”, disse. Outra ‘segurança’ diz respeito à igualdade e a se sentir incluído em um grupo. “Vestindo os alunos de forma igual, isso traz mais conforto para a criança. Quando não há uniforme, há sempre aquelas que podem estar bem vestidas e aquelas que não têm o que vestir. Isso diz respeito ao bem estar, ao psicológico da criança”, lembrou Margarete.

Por fim, a conselheira destaca que a terceira ‘segurança’ é diretamente voltada aos pais: a segurança financeira. “Com a Prefeitura fornecendo uniforme, há tranquilidade dos pais porque, antes, muitos deles não tinham dinheiro para isso e viam-se obrigados a tirar de outros gastos da família para poder comprá-lo”.

Entregas
Desde a última semana, a Prefeitura de Araucária começou a entregar os uniformes escolares adquiridos para alunos da rede municipal. A primeira unidade de ensino a receber o kit foi a Escola Municipal Arnaldo Maia, com seus 189 alunos.

Na ocasião, o prefeito Olizandro Ferreira lembrou que esta conquista é uma reivindicação da comunidade há muitos anos. “Nós vivemos a crise mais perversa da história de Araucária. E, em uma época de crise, investir R$ 5 milhões é investir pesado. Há outras ações que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas nós preferimos priorizar as nossas 24 mil crianças. É um orgulho, como prefeito, poder fazer essa entrega. Vocês não conseguem medir a minha alegria”, disse Olizandro aos pais e alunos presentes na escola. A partir de agora, os alunos devem receber o kit todo ano no início das aulas.

No total, serão 24.105 kits com 08 peças: 01 jaqueta, 01 jaqueta com capuz, 02 camisetas de manga curta, 02 calças e 02 pares de meia. Cada kit tem custo de R$ 207,90 para a Prefeitura.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.