Araucária

Unidades de saúde recebem novos equipamentos em Araucária

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a entrega de uma série de equipamentos médicos, odontológicos e instrumentais adquiridos recentemente. São 69 tipos de produtos que estão sendo destinados a Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e serviços, como de fisioterapia. No total, esta remessa corresponde a um investimento de R$ 883.693.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), desde 2008 havia a necessidade da compra de equipamentos com melhor tecnologia e que atendessem melhor as necessidades das Unidades Básicas de Saúde. Um dos destaques é a compra de 10 autoclaves (equipamento para esterilização de materiais de médicos, enfermagem e odontologia). A unidades básicas de Saúde já possuem uma versão de 20 litros. A que está sendo entregue para as unidades maiores é de 54 litros; o que faz com que se precise de menos ciclos para esterilizar mais materiais, otimiza-se o de tempo e há menor desgaste do equipamento (vida útil maior). Cada uma das UBSs receberá também um aparelho Doppler, responsável por detectar batimentos cardiofetais; útil no pré-natal.

Para a UPA, foram adquiridos mais dois desfibriladores (para reanimação cardíaca), um detector de batimento cardíaco fetal, um cardiotocógrafo, dois ventiladores pulmonares (para “respiração artificial”) entre outros materiais. De acordo com o secretário municipal de Saúde dr. Rogério Kampa, as novas aquisições visam atender prioritariamente as Unidades Básicas de Saúde com novos equipamentos para, por consequência, melhorar o atendimento.

A lista de equipamentos é bem diversa e contempla materiais desde alta tecnologia a equipamentos mais comuns como macas e cadeiras de rodas. A relação inclui também balanças, suportes, termômetros, escadas, 160 aparelhos para pressão (esfigmomanômetro), 58 otoscópios (para examinar ouvido), 23 oftalmoscópios (exame da parte interna dos olhos), além de  canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizadores, amalgamadores e mochos para as equipes de Saúde Bucal.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.