Educação

Unicentro abre inscrições para teste seletivo de professores temporários

A Unicentro, por meio de sua Diretoria de Concursos e Avaliação, divulgou edital sobre teste seletivo para a admissão de professores colaboradores. Esta modalidade prevê contratos temporários, com vigência de até dois anos. Os candidatos interessados em concorrer a uma das 47 vagas ofertadas têm entre 03 e 13 de maio para se inscrever.

As vagas estão distribuídas entre os três câmpus da Unicentro, sendo 32 vagas para as unidades de Guarapuava e 15 para Irati. Os profissionais atuarão nos departamentos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Física, História, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia, Serviço Social, Turismo e na Interpretação de Libras.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro, Robson Ferrás, o teste seletivo é importante para completar do quadro de docentes dos cursos de graduação da universidade.

“A contratação de professores colaboradores tem se demonstrado essencial para o funcionamento da universidade. A nossa Unicentro conta com um quantitativo de professores efetivos abaixo de sua necessidade. Por isso a importância dos contratos temporários”, diz Ferrás. “Nesse sentido, o teste seletivo que está sendo aberto vai contribuir para a regularidade dos cursos no início do ano letivo de 2021, que está por acontecer”.

O requisito mínimo de formação do candidato a professor colaborador varia conforme a vaga, podendo ser graduação, especialização, mestrado ou doutorado. As remunerações também mudam conforme a titulação e o regime de trabalho, conforme o edital. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, seguindo as instruções do Edital 15/2021.

O candidato deve registrar seu interesse em participar em duas etapas. A primeira com o preenchimento de dados pessoais para gerar o Requerimento de Inscrição, a Declaração de Ciência e Aceitação das Normas do Teste Seletivo, o formulário de colagem dos documentos e o boleto bancário; e a segunda fase, que acontece por meio do Protocolo Digital da Unicentro, em que o candidato deve anexar os documentos em PDF, conforme a sequência determinada no edital.

Ambas as fases devem ser realizadas entre 03 e 13 de maio, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 108. O pedido de isenção da taxa pode ser feito entre 03 e 05 de maio por candidatos que constam no Cadastro Único do governo federal, pessoas que prestaram serviço eleitoral ou doadores de sangue.

ETAPAS – O processo seletivo de professores colaboradores se dará em duas etapas, como explica o diretor de Concursos e Avaliação da Unicentro, Manoel Carlos Ferreira da Silva. “As etapas do Teste Seletivo para professores colaboradores são prova didática e prova de títulos. A prova didática, conforme previsto no edital de abertura, presencial, lembrando que serão seguidas todas as medidas de biossegurança determinadas pelo governo federal e governo estadual em função da Covid-19”, detalha. “Para ser aprovado, o candidato tem que obter seis pontos. Dessa forma, ele fica habilitado para a classificação, que ocorrerá por meio da prova de títulos”.

O sorteio do ponto da prova didática é realizado no Campus Santa Cruz para as todas as vagas. Mas, como medida de prevenção ao coronavírus, evitando aglomerações, recomenda-se que o ponto sorteado para a temática das provas seja verificado durante a transmissão ao vivo, cujo link será divulgado no site de Concursos Unicentro. A aplicação das provas didáticas acontece na cidade de atuação da vaga concorrida, em datas e horários a serem divulgadas no dia 26 de maio. O resultado do Teste Seletivo sai em 16 de junho.

O diretor de Concursos e Avaliação explica como deve funcionar o início das contratações para os aprovados na seleção. “O teste seletivo para professores colaboradores foi aberto para atender demandas urgentes de 2021 e aquelas demandas que no transcorrer de 2022 apareçam. Isso acaba determinando uma diferença de início de contrato entre cada área ou matéria e cada vaga”, afirma Silva.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.