Brasil

Uma pessoa morre a cada 38 horas vítima de acidente ou doença do trabalho no Paraná

Da Redação com AEN

 

Dados divulgados nesta quinta-feira (13), pela Previdência Social, mostram que uma pessoa morre a cada 38 horas vítima de acidente ou doença do trabalho no Paraná. Em média, o estado tem 55,1 mil casos de acidentes e doenças do trabalho por ano, com 230 óbitos anuais. Já os casos de invalidez, são 1,3 mil por ano – um a cada seis horas.

Reprodução

Com base nisso, o Paraná lança na próxima segunda-feira (17) a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que faz parte do movimento Abril Verde. O tema deste ano é Conhecer para Prevenir.

A campanha é de âmbito nacional e no Paraná as atividades serão realizadas sob a coordenação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em parceria, além do Governo do Estado, com o Ministério Público Federal do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, prefeitura de Curitiba e INSS.

“Há uma perda incalculável com os acidentes de trabalho. Um pai, uma mãe ou um filho que morre em acidente no causam uma perda que não pode ser mensurada. E há também uma perda para toda a sociedade. A cada ano, segundo dados do Ministério do Trabalho, a Previdência Social gasta R$ 11 bilhões com acidentes de trabalho”, diz o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

“Vamos unir os órgãos do governo, representantes de classe e órgãos patronais para buscar alternativas e combater as doenças e acidentes de trabalho”, explicou Paulo Kroneis, Superintendente Regional do Trabalho no Paraná.

Ações

No dia 26 de abril (quarta-feira) um evento no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, fará um alerta aos trabalhadores sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil e no mundo vão servir de alerta para que os trabalhadores adotem uma postura mais preventiva.

Nos dias 26 e 27 de abril será realizado o I Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, uma promoção do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.