Entretenimento

UM JEITO LEVE DE VIVER A VIDA

Ernesto da Silva Maciel, 48 anos, fez da Praça Doutor Vicente Machado o seu escritório, no qual se sente realizado e diz que não seria tão feliz se estivesse em uma mansão com cinco mil funcionários.

Ele chama a atenção por onde passa. Seja por seu estilo diferente, ou pela sua irreverência, é conhecido e admirado por todos de Araucária. Ernesto da Silva Maciel, conhecido por “Erne, o colono”, nasceu no dia 06 de outubro de 1967, em Eldorado, Mato Grosso. Vem de uma família grande com nove irmãos por parte de pai, do qual é o mais velho.

Durante 20 anos não teve lugar fixo. Viajou muito, sempre cantando. Ficava alguns poucos meses em cada cidade, então partia para o próximo destino.  Chegou em Araucária, região metropolitana de Curitiba, no ano de 2006.  Veio pela família que se encontra situada nessa região. Por conta disso decidiu ficar, e permanece em Araucária desde então.

Ernesto começou sua vida artística muito cedo. “Eu lembro que com seis anos compus a minha primeira canção. Não a escrevi, mas lembro de que comecei a cantar. A musica falava de relacionamento entre homem e mulher, não sei por que essa ideia, mas já estava em minha cabeça, lá com seis anos de idade, (risos)”.  Aos sete anos, já se mostrou habilidoso com as mãos e fez sua primeira escultura, um elefante.  Ele conta que foi algo que simplesmente saiu, sem ter nada planejado, uma arte espontânea. A partir desse momento a arte não saiu mais da sua vida como em uma de suas frases: “A magia da inspiração dá ao poeta o prazer de deleitar em sua própria palavra”.

Ernesto lembra quando chegou à Praça Doutor Vicente Machado, montou sua barraca, pegou seu violão e começou a tocar, Raul Seixas foi sua escolha, muitos o rodearam por curiosidade para ouvi-lo cantar. Quando todos já estavam envolvidos, ele começava a cantar as suas próprias canções, assim foi se aproximando das pessoas, e hoje é difícil quem passe pela praça sem cumprimenta-lo.

Desde então seu currículo conta com cinco CDs, que traz uma mistura de ritmos, entre eles estão os gêneros rock e infantil. Quatro DVDs. E quatro livros de poesia. Somente um dos seus livros foi publicado, em sua capa há um enigma que só quem lê encontra seu significado. O incansável Erne não para e já está com planos para sua próxima obra, mas revela pouco sobre ela, “O meu próximo personagem habita na torre da igreja”.

 Ernesto também adora pintar e tem algumas telas já finalizadas. E quanto ao futuro ele prefere não pensar sobre isso, diz que o futuro é hoje, é o agora. Que simplesmente quer viver, sem pensar no amanhã.

“Eu sou uma pessoa que não me preocupo com dinheiro, moro sozinho. A minha responsabilidade é com minha cachorrinha Rebimbela e meu gato Nego. As coisas na minha vida sempre aconteceram naturalmente, e agradeço a Deus por ser solteiro e não ter que levantar cinco horas da manhã e ter que correr atrás do dinheiro”, (risos).   Se há alguém que sabe viver a vida de uma forma leve e descontraída, podemos dizer que esse alguém é Ernesto da Silva Maciel.

Ivone Souza

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.