Brasil

Um em cada cinco adolescentes já provou álcool, diz estudo

Um em cada cinco adolescentes já experimentou álcool pelo menos uma vez. Destes, aproximadamente 25% têm menos de 12 anos de idade. Os dados constam em um estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, de 2016, e serão tema de um evento da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), neste sábado (26), em Curitiba. O evento tem o tema ‘Mexa-se! Saúde na Cabeça. Álcool e Tabaco, Esqueça’ e conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Com o tabaco, a realidade não é diferente. Estudos da Universidade Estadual de Maringá mostram que 12% dos adolescentes do país já experimentaram tabaco (destes, a maioria é mulher).

“Precisamos conscientizar a população dos malefícios que estas drogas lícitas podem causar e tomarmos cuidado, pois elas também podem ser o caminho para drogas ilícitas. Tanto o álcool quanto o tabaco contribuem muito para o aumento da mortalidade dos jovens no país”, enfatizou a pediatra da Divisão de Saúde da Criança, Iolanda Maria Novadzki.

Adolescentes que começam a beber antes dos 15 anos apresentam quatro vezes mais predisposição para se tornarem adultos dependentes do álcool. Ao mesmo tempo, 90% dos fumantes iniciam o seu uso antes dos 19 anos e 50% dos adolescentes que experimentaram um cigarro se tornam adultos fumantes.

“Esta é uma luta que profissionais e população precisam estar juntos. Apenas assim vamos conseguir diminuir os males que estas drogas causam”, reiterou a pediatra.

SERVIÇO

‘Mexa-se! Saúde na Cabeça. Álcool e Tabaco, Esqueça’

Data: sábado – 26/08/2017

Horário: 8h às 12h

Local: Sede da Sociedade Paranaense de Pediatria

Endereço: Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 550 – Mercês – Curitiba-PR

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.spp.org.br. Quem desejar mais informações pode entrar em contato pelo telefone (41) 3223-2570 ou email pediatriaparana@terra.com.br.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.