Araucária

Trabalho da Patrulha Rural auxilia pequenos produtores de Araucária

16_patrulha_rural

O pequeno produtor rural de Araucária tem um apoio importante da Prefeitura através da Patrulha Rural. O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) existe a mais de 20 anos e presta serviços de preparo de solo, silagem e colheita de milho. Só em 2014 foram realizados 984 atendimentos aos produtores.

Para desenvolver o trabalho da Patrulha Rural a Secretaria conta com vasto maquinário que incluí: onze tratores, 5 carretas agrícolas, colheitadeira e outros implementos. No município ainda há uma máquina plastificadora de canteiro usada para plantações de verdura.

O programa funciona da seguinte maneira: os produtores fazem um cadastro na Secretaria e agendam o serviço. Na data agendada a máquina realiza o serviço na propriedade. Como contrapartida, o produtor devolve para a Prefeitura uma pequena parte dos alimentos produzidos (a quantidade é de acordo com as horas trabalhadas pela máquina. Exemplo: no caso do feijão 40kg por hora trabalhada/ no caso do milho 60kg por hora trabalhada). Os alimentos são doados a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Araucária (APMI) que fica responsável pelo destino final.

De acordo com a SMAG se o agricultor precisasse alugar uma máquina particular para silagem, ou preparo do solo o valor médio do mercado por hora é de R$ 120. “A Patrulha Rural tem um significado muito grande para o nosso produtor. Através dela é viabilizada a preparação do solo para nova safra seja ela de milho, feijão, hortaliças, etc. O programa é subsidiado pelo município trazendo benefício econômico ao produtor. Além disso, existe ainda a questão social já que a contrapartida é o pagamento em produtos doados para a população que se encontra em situações de vulnerabilidade social”, afirmou o secretário Carlos Augusto Siqueira do Couto.

O produtor João Antônio Duda, elogiou a Patrulha Rural. “Desde que a patrulha foi criada eu uso os equipamentos. O resultado do trabalho é muito bom, melhora e aumenta a produção, não tenho reclamação. No meu caso e de alguns outros colonos que conheço o programa só é elogiado”, afirmou.

A SMAG dispõe dos seguintes equipamentos para atendimento ao Programa da Patrulha Rural Mecanizada:
11 tratores /5 carretas agrícolas /4 ensiladeiras /9 grade aradora /7 subsolador/ 9 grade niveladora /2 lancer /1 rotocanteirador / 1 plastificador de canteiro;

Como funciona cada etapa:

Silagem:
O objetivo da silagem é armazenar alimento para os animais da propriedade para o período de baixa disponibilidade de pasto (em nosso município normalmente inverno e primavera), e incremento na nutrição dos animais.
*Em 2014 foram realizados 82 atendimentos, totalizando 432h de serviço, o que corresponde a 65 hectares e 3.465 toneladas de silagem.

Preparo de Solo:
O preparo de solo está relacionado às operações mecânicas de subsolagem, aração e gradagem, encanteiramento e emplastificação de canteiros, além da aplicação de corretivo de solo. O objetivo desses serviços é deixar o terreno preparado para o plantio. Nesse grupo as aquisições mais recentes são uma plastificadora e um lancer. A plastificadora faz aplicação de plástico para cobertura dos canteiros. As principais vantagens do canteiro coberto são: melhor aproveitamento da estrutura e da água, e menor necessidade de mão de obra para sua manutenção. O lancer é utilizado para aplicação de calcário de forma a corrigir o solo, possibilitando melhores colheitas.
*Em 2014 esses serviços totalizaram 825 atendimentos, somando 2.718h trabalhadas numa área total de 2.205 hectares.

Colheita:
É disponibilizado aos produtores uma colheitadeira de 4 linhas, que é o adequado para trabalhar em praticamente todas as áreas dos pequenos produtores rurais do município.
Na última safra este serviço beneficiou 77 pequenos produtores, num total de aproximadamente 242 hectares e 2.500 toneladas de grãos colhidos.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.