Araucária

Tosse há mais de 3 semanas? Procure uma unidade básica de saúde, pode ser tuberculose!

Em razão do dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações do combate à tuberculose nas unidades básicas de saúde, entre os dias 19 a 29 de março, para incentivar a realização de exames de escarro em pessoas com tosse há 3 semanas ou mais.

Para investigar os sintomas e descobrir se a causa da tosse é tuberculose, basta ir até uma unidade básica de saúde nos horários de atendimento. O exame de escarro (Baciloscopia) será solicitado pela equipe da unidade de saúde. Caso o resultado do exame seja positivo, o tratamento e acompanhamento serão realizados pela unidade de saúde, com acesso aos demais exames e medicamentos de forma gratuita.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Hellen Faria, ressalta que muitas pessoas acham que a doença não existe mais, o que é um mito. “É uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo. Em 2015, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 10,4 milhões de pessoas adoeceram no mundo. E, no Brasil, 69 mil pessoas desenvolveram a tuberculose, sendo que 4,5 mil morreram”, destaca.

Contágio
A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória, altamente contagiosa, facilmente transmitida pela fala e tosse. A Tuberculose não se transmite por objetos compartilhados, pois a persistência do bacilo no ambiente é pequena.

Além da tosse por mais de 3 semanas, a doença costuma apresentar sintomas correlatos como suor noturno e perda de peso. É uma infecção grave, pois a bactéria pode se instalar nos pulmões como em outros órgãos (ossos, rins, cérebro entre outros).

Prevenção
A prevenção das formas graves da doença ocorre por meio da imunização (vacinação) da população. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças recebam a vacina BCG ao nascer. São consideradas formas graves da doença, Meningite por Tuberculose e Tuberculose Miliar. Dentre as formas de prevenção está o acompanhamento das pessoas que convivem com os doentes.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.