
O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araucária nesta quinta-feira (25) confirmou a 4ª morte pelo novo Coronavírus em um morador de Araucária. Trata-se de um homem de 72 anos, morador da região do Lagoa Grande, que faleceu nesta quarta-feira (24). Das quatro pessoas, três são homens, e as idades variam de 39 a 76 anos.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira morte registrada foi em 06 de junho, de uma mulher de 50 anos, moradora do Thomaz Coelho. A segunda morte foi em 11 de junho: um homem de 76 anos, morador no Barigüi. O terceiro óbito foi em 22 de junho e trata-se de um homem de 39 anos, morador do Campina da Barra. Apenas em duas situações (2ª e 4ª morte) é que as pessoas tinham algum tipo de comorbidade (diabetes, obesidade, hipertensão… ) que pode aumentar o risco de agravamento do quadro de saúde.
INVESTIGAÇÃO – É importante esclarecer que nesses quatro casos os moradores estavam internados e passaram por teste para detectar o Covid-19. Mas quando há uma morte (em casa, por exemplo) e que haja uma suspeita, o protocolo da saúde é coletar material para realizar o teste. Neste exemplo, o caso é registrado no boletim como “em investigação” (porque aguarda resultado de teste). Apenas se o resultado do teste for ‘positivo’ é que entra no boletim relacionado ao Covid-19 como ‘óbito’.
Os cuidados de remoção do corpo e até o sepultamento de uma pessoa com SUSPEITA de Covid-19 devem seguir o protocolo como se fosse um caso positivo. Por isso, algumas pessoas podem pensar que há mais mortes do que o confirmado oficialmente ou julgar que um caso é positivo (antes mesmo do teste) apenas levando em conta os cuidados que observou.
DISK CORONA – Araucária possui o Disk Corona, um atendimento telefônico com profissionais da saúde para esclarecer e orientar sobre assuntos relacionados ao novo Coronavírus. O serviço funciona pelo número 0800-6425250 (ligação gratuita), das 7h às 19 horas, todos os dias. Com a chegada dos dias mais frios, é comum o aumento dos casos de síndromes respiratórias e, com isso, mais complicações, internações e até mortes. O Covid-19 faz parte desse grupo de síndromes respiratórias. Por isso é importante ter orientações de profissionais para reforçar a prevenção e também para saber o que fazer caso apareçam sintomas. O morador deve buscar orientação, principalmente, quando há a associação entre febre e tosse ou entre febre e dor na garganta. Dificuldade para respirar é outro sinal de alerta.
O Disk Corona é uma importante ferramenta para ao morador de Araucária esclarecer dúvidas antes de procurar por atendimento no Centro Especial de Combate ao Coronavírus de Araucária. Este Centro funciona 24 horas e conta com equipe de saúde é formada por técnicos em radiologia, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. O objetivo dele é evitar que casos de síndromes gripais leves e moderados não evoluam para graves. Gestantes com sintomas gripais são atendidas no Hospital Municipal (HMA) e as crianças no Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Prefeitura de Araucária