Bem Estar e Saúde

Tire suas dúvidas sobre DIU

Por Dra Silvia Luanda Rezende – Clinica São Vicente Araucária

O DIU é indicado a algum grupo específico de mulheres ou qualquer uma pode usar?

O DIU está indicado para quando se quer uma contracepção a longo prazo, a princípio, qualquer mulher pode usá-lo, porém somente com uma avaliação do seu ginecologista é possível saber se não há nenhuma contraindicação , como doenças pélvicas, má formações, entre outras. Na consulta também será avaliado qual o tipo mais adequado para cada paciente.

QUAIS OS TIPOS (DIU)

Existem 4 modelos básicos de DIU que são: 

 #T de cobre, #Diu de prata, # hormonal Mirena # hormonal Kyleena.

O DIU impede a menstruação?

Apenas o Diu Mirena poderá suspender a sua menstruação , e o objetivo dele é justamente esse, muito indicado para mulheres que têm um fluxo menstrual muito intenso e cólicas menstruais.

Dói para colocar?

A colocação do DIU é bem rápida e causa um pequeno desconforto, como uma cólica rápida, pode ser feita em consultório e podem ser usadas medicações e anestésicos para diminuir a dor.

Qual a validade do DIU?

A validade depende do modelo escolhido e pode ser de 5 ou 10 anos.

Existe algum efeito colateral no uso do DIU?

Não se trata exatamente de efeitos colaterais, mas algumas pessoas podem ter aumento do fluxo menstrual , aumento das cólicas, dependendo de fatores pessoais e do modelo escolhido. Vale lembrar que o diu é um método mecânico, e não influencia na produção hormonal da paciente. É necessário acompanhamento com ginecologista , pois ele também pode aumentar o risco de corrimentos e infecções pélvicas.

O QUE É IMPLANON?

Implanon é um método totalmente diferente do DIU. Ele é um método hormonal onde se implanta um bastonete em baixo da pele, que vai liberar pequenas quantidades de hormônio diariamente ,impedindo a ovulação. O tempo de durabilidade é de 3 anos.

Qual a eficácia de cada um respectivamente?

Os Diu’s tem a eficácia semelhante a laqueadura , ou seja em torno de 99,9 % de eficiência, tornando -o um método excelente, por ser seguro, eficaz, com poucos efeitos colaterais e reversível.

Dra Silvia Luanda Rezende

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.