BrasilPolítica

Temer pode ser alvo de processo de impeachment no Congresso

O presidente interino Michel Temer (PMDB) responde com Dilma Rousseff (PT) a três ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e há ainda a possibilidade de um processo de impeachment no Congresso. A defesa do vice-presidente aposta na separação de responsabilidade no TSE e se diz preparada para a pressão que deve aumentar quando Temer assumir a presidência.

Em petição apresentada ao TSE, o advogado Gustavo Bonini Guedes argumenta que “nenhum dos fatos articulados teriam sido praticados diretamente por Michel Temer”. O argumento é que o vice-presidente não poderia ser condenado com a presidente e teria sido apenas beneficiário dos supostos atos ilícitos.

A relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, já sinalizou que só vai deliberar sobre o pedido quando julgar o mérito do caso. Mas a defesa aposta na improcedência das ações.

A defesa de Temer também apresentou um parecer, escrito pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, que aponta a semelhança entre três processos que tramitam no TSE. Guedes considera pouco provável que, com o afastamento de Dilma, o PT pressione a Justiça Eleitoral pela procedência das ações.

Além da cassação e da inelegibilidade, Dilma e até mesmo seus prestadores de serviço podem ficar sujeitos a ações penais mais graves se as ações forem julgadas procedentes.

Impeachment

Um processo de impeachment contra Temer também foi apresentado à Câmara dos Deputados e, inicialmente, negado pelo então presidente Eduardo Cunha. Mas o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello concedeu liminar determinando que a Câmara dê prosseguimento ao processo.

Na terça-feira (10), porém, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou parecer para que o STF casse a liminar do ministro Marco Aurélio. Segundo Janot, o impetrante da ação não solicitou a continuidade contra Temer. A solicitação era que Temer fosse incluído no mesmo processo de Dilma. O caso deve ser analisado pelo plenário do Supremo.

 

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.