Araucária

SOA intensifica realização de testes rápidos em Araucária

O Serviço de Orientação à Aids (SOA) tem intensificado as campanhas para incentivar a realização de teste rápido de HIV, Sífilis e hepatite C em Araucária. Nas últimas duas semanas, foram 6 mobilizações grandes: três no terminal central, uma no terminal Vila Angélica e duas na UPA. Só nessas ações, foram feitos cerca de 418 testes de HIV, 413 de sífilis e 207 de hepatite C.

 

Nos resultados foram 18 reagentes de sífilis, 1 de HIV e nenhum para hepatite C. A coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida Oliveira, explica que o número de casos positivos de sífilis foi apenas de triagem e ainda precisa de exames complementares para indicar se a doença está ativa ou se é referente à memória imunológica do organismo por já ter tido a doença.

“De qualquer maneira, 18 resultados reagentes para sífilis é um número acima do que esperávamos. O número de casos tem aumentado significativamente desde 2010. Quem tem dúvidas ou passou por uma situação de risco, pode fazer o teste no SOA”, relata. O SOA realiza em média exames para 60 pessoas por mês e nessa última campanha foi realizado o atendimento equivalente a vários meses de trabalho.

Doenças
As três doenças podem ser passadas por meio de relações sexuais desprotegidas por camisinha. Os técnicos orientaram as pessoas sobre a importância de realizar os exames após passar por uma situação suspeita, principais sintomas e como buscar tratamento.

Na sexta-feira, o casal Gisele Ferreira e Caio Camarro aproveitou para fazer os testes no terminal central. “Somos de Santos e estamos passeando por aqui. Eu nunca tinha feito esses testes, na minha cidade eu nunca vi campanha assim na rua. Achei prático e rápido. Todas as cidades deviam fazer isso”, comenta a visitante.

Faça os exames
Quem tiver interesse em fazer esses exames pode procurar o SOA, localizado no prédio do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), das 8h às 16h. Não é necessário estar em jejum. O resultado é sigiloso. Para realizar os testes basta portar um documento de identidade com foto.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.