Saúde

SMSA alerta para o uso racional de medicamentos e destaca os riscos da automedicação

Quase metade dos brasileiros (47%) têm o hábito de se automedicar pelo menos uma vez ao mês, de acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia. Além disso, o Brasil é um dos países que mais utilizam medicamentos no mundo. E você, alguma vez já correu para a farmácia atrás de um remédio para dor de garganta sem consultar um médico? Esse é apenas um dos exemplos de automedicação. Como forma de conscientizar e alertar a população sobre os riscos dessa prática é celebrado na data de hoje (05) o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da rede municipal de Araucária, Marion Thiessen Helrighel, explica que é muito perigosa essa cultura tomar remédios sem prescrição médica. “Muitas vezes as pessoas pesquisam um remédio na internet, ou tomam porque um vizinho tomou e deu certo, mas isso é um erro, pois você vai tratar só os sintomas e não a causa. Assim pode mascarar a doença e fazer com que ela se agrave, dentre outros problemas”, destaca.

Além disso, a profissional explica que isso pode desencadear efeitos adversos, intoxicação e entre os riscos a longo prazo do uso irracional de medicamentos, um dos alertas mais importantes é para o desenvolvimento de bactérias mais resistentes.

Dicas para o uso racional

Marion destaca que em primeiro lugar, deve-se evitar a automedicação. “Ao sentir algum problema de saúde procurar atendimento profissional, em alguns casos até mesmo o farmacêutico poderá indicar o melhor tratamento.

Ela também afirma que ao receber prescrição para utilização de remédios, deve-se seguir as instruções sobre a dose, os horários e dias indicados para o tratamento. Uma outra questão fundamental diz respeito ao descarte dos remédios. “Medicamentos que não serão mais utilizados ou se estão vencidos devem ser levados a estabelecimentos de saúde (UBS ou até algumas farmácias). O descarte indevido também podem trazer uma série de problemas, tanto para a população quanto ao ambiente”, finaliza Marion.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.