Paraná

Sindimoc pede multa para empresas que atrasarem salários e ônibus podem parar

Da Redação

 

Diante do longo impasse envolvendo trabalhadores e empresas do transporte coletivo de Curitiba, o Sindicato dos Motoristas e Motoristas (Sindimoc) anunciou no final da tarde desta quinta-feira (3) que irá entrar com pedido judicial de multa para as empresas que atrasarem os salários. De acordo com a entidade, a categoria já aprovou greve para cada novo atraso. O prazo final para que o salário referente ao mês de novembro caia na conta dos trabalhadores é o dia 6. Se não cair, os ônibus podem parar na terça-feira (8).

Segundo o Sindimoc, o pedido de multa é motivado pelo “esgotamento” de conversas sem qualquer consenso com as empresas. “A entidade vai pedir multa diária de R$ 1 milhão revertida aos trabalhadores contra as empresas que atrasarem os vencimentos de novembro, dezembro ou janeiro, incluindo o 13º salário. Na semana passada, as empresas enviaram ofício ao Sindimoc informando que atrasariam todos esses vencimentos – e de fato atrasaram a primeira parcela do 13º salário, que deveria ser paga até 30 de novembro, causando greve dos trabalhadores”, relatou a assessoria do sindicato.

O pedido de dissídio coletivo será protocolado ainda nesta quinta-feira (3) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR). O Setransp afirma não ter dinheiro para pagar a folha salarial. Com isso, a Urbanização de Curitiba (Urbs) estuda novo meio de ajudar os patrões. Uma nova reunião está marcada para a próxima sexta-feira (4), com mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Não estamos participando das reuniões entre Urbs e Setransp. Isso nos gera uma preocupação com relação ao pagamento dos trabalhadores na próxima segunda-feira. Deveremos abrir um indicativo de greve para a próxima terça-feira (8), a fim de pressionar para que o pagamento aconteça em dia. Se não acontecer, o transporte para”, afirmou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.