Paraná

Sindimoc marca greve dos ônibus; empresas contestam

noticia_538771_img1_6f1interOs motoristas e cobradores de Curitiba e região podem parar na próxima segunda-feira. A paralisação por tempo indeterminado foi decidida em assembleias realizadas entre a madrugada e manhã de ontem na porta das garagens das empresas de ônibus. O indicativo de greve é um protesto contra as demissões de sindicalistas, afirma o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc). Por conta das assembleias, os ônibus saíram atrasados das garagens.

Na segunda-feira a categoria já fez um protesto de cerca de uma hora pelo mesmo motivo. Eles pararam o serviço na Praça Rui Barbosa no meio da tarde. Segundo o sindicato, desde março, oito dirigentes sindicais foram demitidos pelas empresas, o que seria uma represália contra o Sindimoc.

Já as empresas de transporte rebatem a acusação, e dizem que as demissões não atingiram sindicalistas. “Ao contrário do que anuncia o Sindimoc, as empresas representadas pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) não demitiram nenhum empregado definido na lei como dirigente sindical e com as prerrogativas nela previstas”, diz nota da Setransp.

Mesa redonda — Para tentar evitar a greve, amanhã acontece uma mesa redonda entre sindicalistas e patrões, mediado pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho na 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira. O encontro acontece às 16 horas, no Ministério Público do Trabalho.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.