Paraná

Sindicatos prometem nova greve contra a Reforma da Previdência na terça; saiba o que pode parar

Em protesto contra a Reforma da Previdência, centrais sindicais de todo o Brasil convocam para a próxima terça-feira (5) uma greve geral de trabalhadores. No Paraná, já definiram adesão ao movimento o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (APP-Sindicato) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc). A manifestação nacional acontece um dia antes da data prevista pelo Palácio do Planalto para que a votação aconteça no Congresso Nacional.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), se as novas regras forem aprovadas, os trabalhadores de empresas privadas terão de contribuir durante 15 anos e receber 60% do salário benefício, que é uma média de todos os salários recebidos ao longo da vida – hoje, o beneficio se baseia em 80% da média dos maiores salários. Se quiser receber 100% do salário beneficio tem de contribuir durante 40 anos.

Além da CUT, os atos são convocados por Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP/Conlutas.

Em entrevista nesta quarta-feira (29), o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que não há mais espaço para concessões no texto da reforma da Previdência além das que já foram feitas em relação à proposta original enviado pelo governo ao Congresso. “Já fizemos concessões muito grandes que representam cerca de 40% daquilo que era a proposta original. Para preservar a reforma, para que ela tenha o efeito necessário, entendemos que deveria ter guardado a corporificação inicial. Não foi possível. Chegamos ao que é possível. Agora, novas concessões, além das que já foram feitas, o governo não vê como possibilidade de fazer nesse momento”, afirmou.

Em Curitiba, os trabalhadores vão se reunir às 9h na Praça 19 de Dezembro e fazem caminhada até o Centro Cívico, onde realizam atos de protestos em frente à sede da Prefeitura e do Palácio Iguaçu.

Confira com alguns sindicatos estão se mobilizando em Curitiba para a greve geral:

Motoristas e Cobradores: Indefinido

Professores municipais: a definir nesta quinta-feira (30)

Professores estaduais: paralisação total

Bancários: a definir nesta sexta-feira (1)

Correios: a definir nesta quinta-feira (30)

Metalúrgicos: a definir até sexta-feira (31)

Servidores e técnicos UTFPR/UFPR/HC: a definir nesta sexta-feira (31)

Coleta de lixo, limpeza e conservação: a definir até domingo (3)

Professores da UFPR: a definir nesta sexta-feira (1)

Professores da UTFPR: participam apenas do ato

Guarda Municipal: a definir na segunda-feira (4)

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.