Paraná

Sindicato faz alerta, chama a imprensa e diz que nova greve de ônibus pode acontecer

10420047_814512821953517_2643254942745184714_n

Do Portal Banda B

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc) alertou para uma possível nova greve após ter a confirmação de que apenas uma empresa do transporte público vai cumprir com o pagamento do salário dos trabalhadores. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (5) à Banda B pelo presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira. “É intolerável o trabalhador ficar sem salário. Se as empresas disseram hoje à tarde que não vão cumprir com o pagamento e o salário não cair, vamos fazer uma nova paralisação, com certeza”, afirma.

Ao todo, 23 empresas particulares prestam serviço para o município no transporte público e apenas uma delas teria sinalizado que cumpriria o pagamento do salário dos trabalhadores normalmente nesta sexta-feira (6), quinto dia útil. “Até como forma de avisar aos trabalhadores, pedimos que as empresas dessem um parecer sobre o pagamento, mas apenas uma delas se manifestou e ainda não deu certeza porque depende do repasse da Urbs. Isso traz uma insegurança incrível para a categoria. Até quando o transporte coletivo vai viver dessa maneira?”, critica Teixeira.

A categoria alerta que amanhã, caso não seja efetuado o pagamento do salário, entra em estado de greve, novamente. A lei determina que toda greve deve ser informada até 72 horas antes do início, ou seja, nesse caso, motoristas e cobradores paralisariam as atividades a partir da meia-noite de terça-feira (10). A última greve começou dia 26 de janeiro e durou quatro dias.

Hoje, uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) entre o Sindimoc e a classe patronal será realizada para que os trabalhadores saibam quais cenários devem esperar para o pagamento deste mês. “Ainda não houve nenhum avanço significativo, mas esperamos que essa reunião traga calma para os motoristas e cobradores, que ainda não sabem se vão receber corretamente nesta sexta-feira ou com atraso. Também veremos se há uma proposta para a categoria por parte dos patrões”, completou o presidente. Além disso, a reunião pretende definir sobre o dissídio, já que a data-base da categoria é dia 1º de fevereiro.

Resposta

A Banda B procurou o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) que informou que está em assembleia com suas filiadas e vai apresentar seus posicionamentos na reunião desta tarde no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.