Araucária

Servidores de Araucária contestam decisão do TJ e mantêm a greve

A liminar concedida pelo TJ reconhece que a greve dos servidores não é ilegal, nem abusiva, como queria o prefeito. Mas, em contradição, determina que os servidores voltem a trabalhar. Desta forma, a Justiça tenta cercear o direito de greve

 

As direções do Sismmar e do Sifar foram notificadas na tarde de, 4 de abril, de uma liminar concedida a pedido da Prefeitura de Araucária. Os dirigentes analisaram o documento junto com as assessorias jurídicas e decidiram recorrer da decisão.

Segundo a decisão liminar do Tribunal de Justiça, a greve dos servidores de Araucária é respaldada pela lei. Os grevistas cumpriram todas as formalidades. A posição intransigente da Prefeitura acabou por frustrar as negociações, legitimando a paralisação. A administração diz que há problema financeiro, mas não comprova. Fica só no discurso, como fez com o funcionalismo nós três anos anteriores. Devido a tudo isto, o TJ não considerou a greve ilegal, nem abusiva. Está tudo sendo encaminhado como manda a lei.

No entanto, a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima resolveu que os servidores devem retornar aos seus locais de trabalho em 100% dos Cmeis e do Pronto-Atendimento Infantil, 90% das escolas, 70% da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e das casas de acolhimento e 30% da Segurança Pública.

Em caso de descumprimento da decisão, os sindicatos podem receber multa diária de R$ 50 mil.

O TJ reconhece o direito à greve, mas na prática, quer impedir que a greve ocorra. Devido à esta contradição, os jurídicos dos sindicatos elaboraram o recurso à decisão judicial.

Se houver multa, ela não será descontada dos salários dos servidores. O ônus recairá sobre os sindicatos, que discutirão com os filiados como resolver a questão.

Feita esta análise durante a assembleia da tarde de hoje, 4 de abril, por unanimidade os servidores decidiram manter a greve e aumentar a pressão sobre o prefeito para abrir negociações.

 

SIFAR – SISMMAR

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.