Araucária

SERVIDOR ATIVO E APOSENTADO: cuidado com golpes com o seu cartão do banco


A Prefeitura de Araucária foi comunicada, através do banco que gerencia as contas para recebimento de salário dos funcionários públicos do município, sobre golpes em que servidores ativos e aposentados estão sendo vítimas.

Um dos golpes que está sendo bastante observado tem feito cerca de três a quatro vítimas por mês, conforme alertou o gerente do banco. De acordo com ele, os golpistas geralmente ligam para as vítimas de um telefone fixo identificando-se como funcionário da instituição bancária. 

“Por telefone, os estelionatários dizem que foi realizada uma compra em outro Estado e perguntam se a vítima reconhece a compra. A pessoa, logicamente, informa que não. Em seguida, o golpista pede para que a vítima então entre em contato pelo número de telefone que consta no verso do cartão, mas não desliga a ligação. A vítima, certamente nervosa com o que está acontecendo, sequer nota que a ligação não foi finalizada. Na sequência, outro golpista coloca-se na linha como se fosse da Central e, após o pedido de bloqueio do cartão, solicita que a senha seja digitada. Os criminosos têm um sistema que identifica quais números foram digitados e falam que a vítima deverá entregar seu cartão a um funcionário que irá buscá-lo para posterior descarte”, explicou o gerente.

Nestes casos, não há nada que o banco possa fazer, visto que o cliente acabou informando a senha e entregando seu cartão a terceiros, prática que jamais deve ser feita. O gerente comentou que este golpe tem se tornado comum e que infelizmente muitas pessoas estão caindo, não só servidores públicos.

Cabe ressaltar ainda que o processo descrito acima não é prática dos bancos, as instituições somente bloqueiam o cartão mediante a solicitação pelo titular. A orientação é que nenhuma informação seja repassada por telefone e que a agência bancária seja buscada imediatamente quando o cliente não se sentir seguro.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.