Com a publicação do decreto municipal hoje (01) em Araucária, ficou determinado que alguns serviços municipais podem ser acessados apenas via telefone ou sistema, para evitar aglomerações nos espaços públicos; com destaque para o Procon, Assistência Judiciária e serviços do Paço Municipal. Mas a medida não deve afetar os atendimentos., já que muitas dúvidas do serviço público municipal podem ser esclarecidas, assim como solicitações para podem ser feitas de maneira ágil e segura, sem precisar sair de casa. Confira os principais canais de comunicação da Prefeitura de Araucária. A maior parte dos serviços tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Além do site da Prefeitura, a ferramenta mais completa (com cerca de 200 serviços – de várias secretarias, inclusive das que ficam fora do Paço Municipal) é o aplicativo Atende.net . Em caso de dúvidas, dentro do próprio sistema estão disponíveis manuais orientando como fazer o cadastro, como solicitar o serviço e como acompanhar o protocolo. Pelo aplicativo há opção de solicitar certidões, fazer pedidos referentes à iluminação pública, impostos e taxas, emissão de guias, licenciamento ambiental, obras públicas, roçadas, solicitação de castração de animais, credencial de trânsito para pessoas com necessidades especiais, dentre outros.
Assistência Judiciária
O serviço não terá atendimentos presenciais, porém orientações e atendimentos podem ser obtidos via telefones 3901-5137 e 3901-5138 ou por whatsapp (41)3901-5139. Importante destacar que permanecem agendadas as audiências marcadas pelo Tribunal.
PROCON
O Órgão de Defesa do Consumidor, o Procon, aceita registro de ocorrências pela plataforma http://consumidor.gov.br/. Se o fornecedor denunciado não estiver cadastrado no sistema, o registro pode ser feito de maneira remota. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-643-2834 ou (41) 3901 5155 e também pelo whatsapp institucional (41) 99549-8385.
Ouvidoria Geral da Prefeitura
O órgão faz o registro de elogios, críticas ou sugestões aos serviços públicos municipais. Os telefones para atendimento ao público são o 0800 – 643-1550 e 3901-5245. O whatsapp institucional é o (41) 99922-1006. O cidadão ainda pode entrar em contato com o serviço através do e-mail ouvidoria@araucaria.pr.gov.br.
Principais contatos – Atendimentos do Paço Municipal
SMGP
Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas
Telefones para atendimento 3614-1426 e 3614-1432
Whatsapp 3614-1426
Email geral: smgp@araucaria.pr.gov.br E-mail para assuntos de perícia dso@araucaria.pr.gov.br
SMAD
Secretaria de Administração 3614-1699 (orientações sobre licitações que envolvem a Prefeitura)
SMFI
– ESPAÇO EMPREENDEDOR – MEI / COMPRAS
WhatsApp: 3614-1405
– Atendimento de crédito empresarial
Whatsapp: 3614-1781
E-mail: sala.empreendedor@araucaria.pr.gov.br
– RENDAS IMOBILIÁRIAS – IPTU / ITBI
WhatsApp: 3614-1421
E-mail: iptu@araucaria.pr.gov.br
– FISCALIZAÇÃO – ISS / NOTA FISCAL ELETRÔNICA
WhatsApp: 3614-7824
E-mail: issqn@araucaria.pr.gov.br suporte.nfse@araucaria.pr.gov.br (Nota Fiscal Eletrônica)
SMUR Todos os procedimentos desta secretaria podem feitos via Central da Cidadania (a exceção, mas que já está em fase final de desenvolvimento, é a aprovação de projeto arquitetônico).
– Geral SMUR – Secretaria de Urbanismo 3614-1443
– Fiscalização (comércio/construção – alvará de funcionamento, ligação de água e luz na área rural, alvará de demolição, obra irregular): (41) 3614-1450
– Iluminação Pública: (41) 3614-1453
– Técnico (projetos unificação/divisão terrenos): (41) 3614-1452
– Urbanismo (gestão urbana: alvará de construção, alvará de passagem e habite-se: (41) 3614-1446
– Trânsito (informações sobre credencial de idoso ou recurso de multa) tel/Whastsapp (41) 3614-1742
SMSA
– Secretaria Municipal de Saúde tel 3614-1470 (geral), 3614-1475 (demandas de pacientes: dúvidas, informações sobre medicamentos e consultas; tudo menos denúncias que são recebidas pelaOuvidoria da Saúde (CLIQUE AQUI) tel: 0800-643-7744). O telefone de todos os serviços de saúde podem ser conferidos no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI). Já O “Disk Corona” funciona pelo número de telefone 0800-6425250 (ligação gratuita), das 7h às 19 horas, todos os dias da semana.
SCMS Araucária