Araucária

Semana do Trânsito: Alunos da Escola Planalto fazem passeio orientado

Cerca de 100 alunos das turmas de 1º e 2º ano da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva (Escola Planalto) participaram na tarde desta quinta-feira (24) de um passeio orientado pelas ruas do bairro. Acompanhados por agentes do Departamento de Trânsito da Prefeitura e de professores, os pequenos receberam orientações práticas sobre cuidados ao atravessar a rua, como respeitar a sinalização e acenar para o motorista para mostrar que deseja atravessar a via. A ação foi uma iniciativa da escola e contou com apoio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET).

A pedagoga Márcia Falat Tortato explica que, motivada pela Semana de Trânsito, a escola decidiu realizar algumas ações sobre educação para o trânsito e solicitou o apoio dos agentes. “A ideia é que as crianças saíssem na rua para perceber as placas e como se comportar. Queremos trabalhar a educação no trânsito com os alunos para que eles possam ser bons pedestres”, explicou. Já a pedagoga Elaine Krupa acrescentou que há uma grande preocupação com a segurança dos alunos pois, segundo ela, eles chegam de todos os lados acompanhados dos pais, mas sem utilizar a faixa de pedestre; o que representa um risco de ocorrência de acidentes.

Ao longo da semana, os profissionais da educação da escola municipal desenvolveram trabalhos visando o aprendizado e a segurança dos pequenos pedestres.

Aprovação – Alguns pais puderam ver a atividade com as crianças e aprovaram a ação educativa. Pai de um casal de gêmeos, Valdevan Antônio Jacinto até gravou algumas imagens no celular da movimentação ao chegar à escola para pegar os filhos. O pai considerou positiva a atividade e destacou que no caminho para casa (que eles fazem à pé) vê motoristas que respeitam os pedestres mas que há outros que não. Ele afirmou que costuma conversar com os filhos sobre segurança no trânsito.

Conscientização – A Semana Nacional de Trânsito é comemorada de 18 e 25 de setembro. Com o tema: “Seja você a mudança”, a data convida para que cada cidadão assuma seu papel na melhoria do trânsito. A ação faz parte da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o objetivo é mostrar que “trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas” e convoca toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e à mudança de atitude (de pedestres, ciclistas, passageiros e condutores) visando, sobretudo, preservar vidas.

 

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.