Araucária

Semana do Meio Ambiente contou com ações em parques e escolas da cidade

Esc.Ibraim-3Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) preparou uma série de ações que foram desenvolvidas em parques e escolas da cidade.

Na manhã de segunda-feira (01) funcionários da SMMA fizeram um mutirão de limpeza no Parque Cachoeira e Parque Linear. Muito lixo deixado pelos visitantes no final de semana foi recolhido pela equipe. Os funcionárias ainda conversaram e orientaram a população que passeava pelo parque e ressaltaram a importância da conscientização quando o assunto é meio ambiente.

Já na terça e na quarta-feira o departamento de Educação Ambiental com o apoio dos funcionários do Horto Municipal realizaram o plantio de árvores nas escolas Marcos Freire, Ibraim Mansur e Escola Municipal Nadir Alves Pinto. Foram plantadas mudas de dedaleira e também de jabuticabeira.

Os alunos do 4° ano participaram do plantio. Essas turmas foram escolhidas porque fazem parte do programa Agente Ambiental Mirim. Eles receberam orientações sobre a árvore que estava sendo plantada e se comprometeram a cuidar da planta. Na ponta da língua os pequenos tinham o que a árvore precisa para sobreviver: “água, sol, terra, carinho e muito amor”, afirmaram.

Agente Ambiental Mirim

O projeto existe desde o ano passado e tem como objetivo levar até as crianças os assuntos relacionados a conservação e preservação do meio ambiente. No total são cinco módulos, dois acontecem nas escolas e três fora do ambiente estudantil com visitas orientadas ao Barracão de Reciclagem, CCZ e Horto Municipal.

De maneira didática e dinâmica as educadoras passam aos alunos conhecimentos gerais sobre a importância da separação do lixo, saneamento básico, bem-estar animal, biodiversidade, ecologia e outros temas como sustentabilidade. Após a conclusão do programa, e depois de receber o certificado de Agente Ambiental Mirim, eles desenvolvem projetos em suas escolas passando o conteúdo para os amigos.

“Floresta com Araucárias”
A SMMA reforça ainda o convite para a população que ainda não visitou a exposição “Floresta com Araucárias”. A mostra está no Museu Tingui Cuera e é formada por mais de 50 animais taxidermizados típicos da região. Algumas das espécies expostas podem ser encontradas na mata do Parque Cachoeira. A exposição propõe ao visitante uma reflexão em relação a questão ambiental no sentido da preservação da biodiversidade já que as espécies expostas sofreram com algum tipo de acidente ou não encontraram condições para sobreviver em seu ambiente natural.

Neste feriado o Museu abre no sábado (06) e no domingo (07) das 13h às 17h.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.