Saúde

Secretário da Saúde fala sobre ações do Paraná em Fórum de Vice-Governadores

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, representou o Paraná no Fórum Nacional de Vice-Governadores, realizado nesta sexta-feira (16), de forma online. O tema foi Saúde e esforços pela diplomacia da vacina contra a Covid-19.

O secretário disse que as ações implantadas pelo Governo do Paraná para ampliar o acesso da população à vacina contra a Covid-19 recebem a adesão dos municípios e podem servir de exemplo para outros estados.

“As campanhas Vacinação de Domingo a Domingo, com funcionamento de pontos de aplicação durante todos os dias da semana, e o Corujão da Vacina, com a aplicação de doses também no período noturno, já contam com a adesão de muitos municípios. Esta movimentação fará diferença em relação ao número de vacinados no Estado”, disse o secretário.

A reunião contou com a participação da senadora Kátia Abreu, que preside a Comissão de Relações Exteriores no Senado Federal, e representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e embaixadas da China e Estados Unidos.

“Encontros como este são importantes para avaliação do cenário nacional e internacional da vacinação contra a Covid-19”, disse o secretário. “Além disso, o debate com a participação dos governos, do legislativo e de organizações abre espaço para discussões de ações institucionais conjuntas”, afirmou o secretário Beto Preto.

FÓRUM – A senadora Kátia Abreu disse que a participação de todos os setores é fundamental. “As novas cepas da Covid-19 se desenvolvem à velocidade da luz e para este enfrentamento temos que agilizar medidas que possam diminuir os riscos para a população. Tudo que possa trazer a cura é salutar”, ressaltou.

A importância do compartilhamento de informações e conhecimentos foi destacada pela representante da Opas no Brasil, Socorro Gross Galiano. “A situação é desafiadora e nesta fase da pandemia a Opas, que reúne países com várias características e tendências, busca por mais vacinas para os mais necessitados. Estamos advogando por mais vacinas”, ressaltou.

Socorro Gross relatou que vários mecanismos estão sendo avaliados e acionados principalmente para o apoio à produção e aquisição de vacinas em escala.

“Queremos aqui deixar nosso reconhecimento ao Plano Nacional de Imunização, que deve continuar sendo fortalecido em todos os estados. Nosso agradecimento a cada profissional envolvido na tarefa de vacinação. A diplomacia e todos os esforços internacionais são importantes, mas o trabalho de cada vacinador hoje é essencial”, completou a representante da Opas.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.