Araucária

Secretaria de Meio Ambiente de Araucária orienta sobre destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) orienta a população sobre a destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias no município. Um novo fluxo está sendo implantado, o de logística reversa, pelo qual, compartilha-se a responsabilidade do consumo sustentável entre geradores de resíduos, fabricantes e comerciantes. O consumidor final deve realizar o descarte adequado de forma gratuita, procurando os locais cadastrados.

Atualmente há sete PONTOS DE COLETA DE LÂMPADAS em Araucária, gerenciados pela Reciclus.  A organização é responsável é pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos e reciclagem das outras partes, como o vidro. CLIQUE AQUI para conferir onde estão esses coletores em Araucária.

Para o DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS, o consumidor deve procurar os pontos de descarte disponibilizados pela Gestora para Logística Reversa de Eletrônicos Green Eletron. No momento há apenas um local cadastrado em Araucária, mas o credenciamento pode aumentar e a lista atualizada pode ser conferida pelo site CLIQUE AQUI.

Por que o descarte específico?
Esses dispositivos devem ser reciclados de forma cuidadosa por empresas especializadas. Caso contrário, há risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana.

Para minimizar esses impactos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (instituída pela Lei nº 12.305/2010) estabelece normas e diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos. Porém, além da necessidade da atuação dos fabricantes, é imprescindível que o consumidor colabore separando esses itens do lixo comum e deixe nos pontos recomendados.

O descarte irregular desses dispositivos é passível de multa (de acordo com a Lei 9605/98 – de crimes ambientais) e processo administrativo municipal. Denúncias podem ser feitas para a SMMA pelo telefone 3614-7481 ou pelo e-mail smma@araucaria.pr.gov.br.

PEVs municipais estão sendo retirados
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que até então eram administrados pelo município, estão sendo retirados, já que a logística reversa implementada absorverá a demanda, pois prevê essa atribuição à cadeia de produção e distribuição.

O Ministério do Meio Ambiente foi quem propôs o Acordo Setorial das Empresas de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, no qual se institui a responsabilidade compartilhada na Logística Reversa dos geradores domiciliares e não domiciliares (profissionais) de resíduos, dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos. CLIQUE AQUI para ler o documento.

Foi também a União que definiu as diretrizes para a destinação das pilhas e baterias através da Instrução Normativa do Ibama n° 8, de 30 de setembro de 2012.  Quando as empresas calculam o valor final de venda do produto, já inclui-se uma porcentagem prevendo o custo para a destinação final. Ou seja, esse valor já é pago pelo consumidor e o serviço já deveria ser oferecido pelos geradores.

Pontos credenciados de coleta de lâmpadas em Araucária

 LocalEndereço
COMAB 1Rua Pedro Nolasco Pizzatto, 80
COMAB 2Avenida Archelau de Almeida Torres, 1235
RAKSARua Vereador Abílio Fruet, 56
CONDOR – LOJA 23Rua Heitor Alves Guimarães, 800
CONDOR – LOJA 45Rua Capivari, 65
ELETRORASTRO – ARAUCÁRIAEstrada Rod. BR 476, 8048
BALAROTI – ARAUCÁRIAAvenida Dr. Victor do Amaral, 1314

Posto credenciado para descarte de pilhas e baterias

LocalEndereço
SICOOB SUL – 13Avenida Doutor Victor do Amaral, 391

SMCS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.