CuritibaRMC

Sanepar suspende rodízio em Curitiba e Região Metropolitana até 3 de janeiro

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspendeu o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana até 3 de janeiro. A suspensão foi possível graças à combinação das chuvas do fim de novembro e início de dezembro e do uso econômico da água pela população, atendendo à campanha META20. Com isso, o nível das barragens aumentou permitindo um fôlego neste período.

“Analisamos o impacto da medida e ajustamos a operação por ser este um momento sensível de partilha e confraternização entre as famílias”, diz o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Stabile reforça para que a população continue com a redução do consumo. “É importante que a população não mude os hábitos já incorporados de economia”, diz. Historicamente, há um aumento de consumo de cerca de 5% neste período de festas.  Isto significa um consumo a mais de 400 litros de água por segundo, o suficiente para atender uma cidade com aproximadamente 150 mil pessoas.

RESERVATÓRIOS – Nesta terça-feira (22), o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) de Curitiba e Região Metropolitana está em 40,86%. A última vez que o nível das barragens chegou a este patamar foi em maio deste ano. Nos primeiros 15 dias de dezembro, o acumulado de chuva foi de 160,6 milímetros.

Desde o início do rodízio a empresa já promoveu mais de 20 ações complementares em busca de novas fontes de abastecimento.  Isto promoveu um incremento de 4 bilhões de litros de água ao Sistema de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. 

A suspensão do rodízio não contempla alguns bairros de Almirante Tamandaré, Colombo, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Bocaíuva do Sul, que não fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC). Nestas cidades a captação de água é feita por meio de poços e neste caso as chuvas não alteraram a disponibilidade de água.

No site www.sanepar.com.br está a tabela completa com os bairros que estarão no rodízio. 

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.