
Após mais de 100 anos de produção no Brasil, a Ford anunciou nessa segunda-feira (11), que deixaria de produzir carros no país.
A decisão afeta as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), mas a montadora continua realizando operações de vendas e assistência técnica no país, com foco em produtos importados.
Em carta a concessionários, a montadora disse que “desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas” e que a matriz, que fica nos Estados Unidos, atendeu às suas necessidades de caixa até o momento, mas “não é mais sustentável”.
De acordo com a montadora a pandemia ajudou para a tomada de decisão, em um comunicado divulgado à mídia, a fabricante afirmou que ” a pandemia da Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
A montadora tem um total de 6.171 funcionários no Brasil, ocupando a quinta posição até 2020, como a montadora que mais vendeu o carro, respondendo por 7,14% do mercado nacional.
Vendas
A fabricante disse que continuará vendendo carros no Brasil por meio de sua rede de concessionárias. Esses modelos serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford também declarou que todos os clientes continuarão a receber manutenção e assistência de garantia. Além do campo de provas sul-americano e da sede administrativa no Estado de São Paulo, será mantido o centro de desenvolvimento de produtos no Estado da Bahia.
O que acontecerá com aqueles que possuem carros Ford?
A montadora disse que manterá vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil. Em nota enviada às distribuidoras a fabricante disse que não haverá mudança em sua rede de lojas neste momento.
Quem deu o sinal para comprar um veículo Ford 0 km e desistiu por causa do fechamento, poderá cancelar a compra?
Em carta, a montadora instruiu a concessionária que o cliente que deu sinal em um veículo 0 km poderá solicitar o cancelamento da transação caso o cliente desistisse por causa do fechamento da fábrica. Se isso acontecer, a Ford declarou que os revendedores devem cumprir os regulamentos estipulados no Código de Defesa do Consumidor.
Redação AA com sites de notícias