Brasil

Saída da Ford Brasil: e quanto aos proprietários de carros?

Após mais de 100 anos de produção no Brasil, a Ford anunciou nessa segunda-feira (11), que deixaria de produzir carros no país.

A decisão afeta as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE), mas a montadora continua realizando operações de vendas e assistência técnica no país, com foco em produtos importados.

Em carta a concessionários, a montadora disse que “desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas” e que a matriz, que fica nos Estados Unidos, atendeu às suas necessidades de caixa até o momento, mas “não é mais sustentável”.

De acordo com a montadora a pandemia ajudou para a tomada de decisão, em um comunicado divulgado à mídia, a fabricante afirmou que ” a pandemia da Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

A montadora tem um total de 6.171 funcionários no Brasil, ocupando a quinta posição até 2020, como a montadora que mais vendeu o carro, respondendo por 7,14% do mercado nacional.

Vendas

A fabricante disse que continuará vendendo carros no Brasil por meio de sua rede de concessionárias. Esses modelos serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford também declarou que todos os clientes continuarão a receber manutenção e assistência de garantia.  Além do campo de provas sul-americano e da sede administrativa no Estado de São Paulo, será mantido o centro de desenvolvimento de produtos no Estado da Bahia.

O que acontecerá com aqueles que possuem carros Ford?

A montadora disse que manterá vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil. Em nota enviada às distribuidoras a fabricante disse que não haverá mudança em sua rede de lojas neste momento.

Quem deu o sinal para comprar um veículo Ford 0 km e desistiu por causa do fechamento, poderá cancelar a compra?

Em carta, a montadora instruiu a concessionária que o cliente que deu sinal em um veículo 0 km poderá solicitar o cancelamento da transação caso o cliente desistisse por causa do fechamento da fábrica. Se isso acontecer, a Ford declarou que os revendedores devem cumprir os regulamentos estipulados no Código de Defesa do Consumidor.

Redação AA com sites de notícias

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.