
Tanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- telefone 192) quanto o Serviço de Atendimento Integrado ao Trauma em Emergência (SIATE – telefone 193) prestam atendimentos de socorro 24h, porém cada um tem especificidades e é sempre bom saber qual chamar na hora do apuro. O primeiro cuida de casos clínicos e o segundo de traumas.
Em ambos os pedidos de socorro é importante responder todas as perguntas do atendente da central, mantendo a calma e apenas desligar o telefone quando todas as informações necessárias forem passadas. Assim as equipes podem achar o local do chamado mais facilmente e orientar sobre os primeiros cuidados necessários, como por exemplo, não mexer a vítima de lugar, para evitar possíveis sequelas ou complicações. Se o atendente achar que outro serviço deve fazer atendimento, a devida orientação será feita.
SIATE 193
Uma dica para diferenciar as siglas dos serviços é associar o T, de SIATE, a trauma. “Traumatismo” refere-se a uma lesão produzida por ação violenta/ferida, de natureza física ou química, externa ao organismo. Esse tipo de ferimento, geralmente ocorrido em acidentes de trânsito, é atendido pelo Corpo de Bombeiros. Outros casos que permitem acionar esse grupo são por motivo de: quedas (em altura ou mesmo nível), ferimentos por arma de fogo ou branca (facas e similares), queimaduras (calor, eletricidade, substâncias químicas), choques elétricos, ataques de animais (cães/abelha) e desabamento/soterramento.
SAMU 192
O SAMU realiza atendimento clínico durante o transporte do paciente em situações que colocam a vida em risco, a maioria doenças. O serviço geralmente pode ser acionado em situações como infarto, derrame, apendicite, pneumonia, pressão muito alta, desmaios, cólicas de rins, falta de ar, dor no peito, qualquer dor de forte intensidade, crises convulsivas, intoxicação por produtos de limpeza ou envenenamento e sangramentos.
SCMS Araucária