RedaçãoSaúde

Saiba como utilizar corretamente as máscaras de tecido para se proteger do Coronavírus

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras caseiras como mais uma forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). O uso das versões cirúrgicas segue indicado apenas para profissionais de saúde e casos específicos. Vale lembrar que o uso indiscriminado de máscaras cirúrgicas pode gerar um desabastecimento para as pessoas com sintomas de Covid-19 e para os profissionais que mais precisam delas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomenda fazer um molde em papel de forma que o tamanho da máscara permita cobrir a boca e nariz, e seguir as orientações de higiene durante a confecção e uso das máscaras faciais.

PRODUÇÃO – Para realizar a confecção é necessário limpar as superfícies de trabalho com um produto para desinfecção, como preparação alcoólica a 70% ou água sanitária. Após a confecção da máscara de pano é importante que a mesma seja lavada com água e sabão e passada com o ferro quente. Para minimizar os riscos de alergias, não use essências ou perfumes. A Rede SENAI de inovação também vem contribuindo com publicações de instruções para fabricar máscaras faciais. Clique no link para saber mais: https://youtu.be/0FRdmJ5WBrI

O design da máscara facial deve ser confortável e eficiente: deve estar bem adaptada ao rosto, para que se evite sua recolocação toda hora, lembrando que seu uso é por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distâncias entre as pessoas preconizado pelo Ministério da Saúde ou Organização Mundial da Saúde.
FORMA DE USO – É recomendável que cada pessoa tenha entorno de 5 máscaras de uso individual. Antes de colocar a máscara no rosto deve-se:

* Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas);
* Fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação álcoólica a 70% (cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas);
* Tomar cuidado para não tocar na máscara, se tocar a máscara, deve executar imediatamente a higiene das mãos;
* Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;
* Manter o conforto e espaço para a respiração;
* Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara.

ADVERTÊNCIAS – Não se deve utilizar a máscara por longo tempo, use no máximo por 3 horas. Lembre-se de trocar após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar. Também é muito importante ao chegar em casa higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%, retirar a máscara, colocar para lavar e repetir os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara. E atenção: não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.

LIMPEZA – Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente. Entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 lavagens. A máscara deve ser lavada separadamente e previamente com água corrente e sabão neutro. Também deve-se deixar de molho na água, sabão e água sanitária ou equivalente por 20 a 30 minutos. Espere secar, passe com ferro quente e guarde em um recipiente fechado.

DESCARTE – Descarte a máscara de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação, ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira. As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartadas após o uso. Para removê-la, manuseie o elástico ao redor das orelhas, não toque não a parte frontal da máscara e jogue fora imediatamente em um saco papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa. Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara, não toque no rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabonete novamente ou proceda a higienização com preparação alcoólica a 70%.

PREVENÇÃO – O uso de máscara não reduz ou substitui a necessidade das medidas de higiene preconizadas e a manutenção do distanciamento de mais de um metro entre as pessoas. Portanto limpe as mãos frequentemente, lavando com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se água e sabonete não estiverem prontamente disponíveis, use uma preparação alcoólica a 70%, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas. Evite tocar nos olhos, nariz e boca e lembre-se de limpar e desinfetar as superfícies frequentemente tocadas diariamente (mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc). Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção e, para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície.

Dúvidas? Siga as normas do Ministério da Saúde divulgadas no site: https://coronavirus.saude.gov.br

.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.