Entretenimento

Resolução estabelece regras para visitação na Ilha do Mel

O embarque e desembarque de passageiros na Ilha do Mel deve seguir novas regras, conforme Resolução Conjunta nº 01/2020, publicada neste mês. A resolução instrui normas para utilização dos trapiches de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e das praias de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá.

A determinação vem de encontro com a iniciativa Verão Consciente, lançada no último dia 18 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A iniciativa prevê o reforço nas ações de saúde, segurança pública e meio ambiente tanto no Litoral quanto nas prainhas fluviais das regiões Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro

A Resolução Conjunta nº 01/2020 foi assinada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Seil), e Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest.

“A organização do receptivo na Ilha do Mel é uma necessidade para darmos segurança, tranquilidade e conforto para quem frequenta a Ilha do Mel”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

De acordo com o documento, a fiscalização será exercida pelas Prefeituras Municipais de Pontal do Paraná e de Paranaguá, e o poder de Polícia será exercido pela Guarda Municipal das Prefeituras; pela Patrulha Costeira do 9º Batalhão de Polícia Militar e pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná.

NORMAS – A Resolução conjunta determina normas e procedimentos a serem cumpridos pelos profissionais de transportes de passageiros públicos e particulares e é também uma medida de prevenção à transmissão do coronavírus.

Todos os usuários (moradores e turistas) devem estar com registro CADASTRO SITUR (Sistema de Inteligência Turística de Paranaguá) e portando pulseira de identificação. As pulseiras são vendidas em guichês específicos pelas Prefeituras de Pontal do Paraná e de Paranaguá, nos Terminais de Embarque, com custo instituído pelas prefeituras.

É obrigatório que os condutores das embarcações, antes de darem a partida, leiam o Protocolo e Conduta do Usuário protocolo), produzido pelo IAT, com informações relativas à às medidas de proteção ao Coronavírus, turismo e segurança de navegação.

Os horários de embarque e desembarque de passageiros são das 08h00 às 18h00 na baixa temporada e das 07h00 às 20h00 na alta temporada. É proibido fazer operações de transporte comercial no período noturno.

Todas as normas definidas na Resolução Conjunta podem ser consultadas AQUI.

As embarcações com descumprimento das regras serão notificadas pelos fiscais. Já os clandestinos, ou seja, sem cadastro, são apreendidos

LOTAÇÃO – A Ilha do Mel já possui lotação máxima de visitação do dia 30 de dezembro ao dia 03 de janeiro. Devido a pandemia do coronavírus, o limite de visitantes foi reduzido para 2500 pessoas para hospedagem e 1500 pessoas para day use, modalidade de hospedagem por apenas um dia, sem pernoite.

A orientação é de que os interessados pesquisem as datas com bilhetes disponíveis para venda nos terminais de embarque. Em Pontal do Sul, o telefone é (41) 3455-1144. Em Paranaguá, o telefone é (41) 3455-2616.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.