CuritibaRMC

Reservatórios chegam a menor índice da história; Curitiba e RMC se aproximam de rodízio mais rígido

Os reservatórios de água de Curitiba e região metropolitana chegaram aos menores níveis da história, de acordo com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), depois do acumulado de água chegar em 26,92% na segunda-feira (19). Com isso, não se pode descartar um rodízio ainda mais severo de água, com dois dias sem abastecimento e apenas um com.

O abastecimento mais rígido está previsto para acontecer quando o acumulado de água chegar a 25%. O diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, afirmou que não gosta de trabalhar com cenário negativo, mas que a situação é preocupante. “Hoje mesmo com as chuvas que aconteceram nos últimos dias não passamos de 26,92% no reservatório, que é o menor índice de nossa história. Estamos próximos de 25% que é nosso limite para um sistema mais duro de rodízio”, descreveu.

O diretor da Sanepar afirmou que a Sanepar tem trabalhado para melhorar o abastecimento e que é preciso apoio da população. “Temos feito um trabalho para transferir para o mais longe possível essa medida, com ações para aprimorar o abastecimento e também contando com o apoio da população. As pessoas devem captar água para regar jardins, diminuir o banho e ter isso como uma medida permanente, porque as previsões apontam para um cenário de seca até o verão de 2020/2021”, apontou.

Por fim, ele esclareceu que apenas quatro meses de chuvas ininterruptas fariam com que a situação do abastecimento melhorasse. “Essa é uma possibilidade muito distante, já que a previsão é das médias dos últimos cinco anos voltarem apenas em março”, concluiu.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.