
Vinte e nove funcionários da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, foram testados positivos para o novo coronavírus. Todos eles não tinham nenhum sintoma da doença quando foram testados. Pelo tipo de teste, há possibilidade de os funcionários já terem tido contato com o vírus há meses. Mesmo assim, os funcionários que tiveram a testagem positiva foram afastados das atividades diárias para isolamento. Segundo especialistas em saúde, pessoas chamadas assintomáticas são as que têm alta possibilidade de transmissão do vírus.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a Repar tem realizado semanalmente a testagem em seus trabalhadores para verificar se eles, em algum momento, já foram expostos ao covid-19.
A diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Alexsandra Tomé, disse que esse número aumentou o balanço do município de maneira repentina. “Esse teste representa a possibilidade de já ter tido contato do com o vírus e isso causa um aumento abrupto em nosso boletim. Esse teste é diferente do PCR, ele mostra que a pessoa já teve, mas não necessariamente estão transmitindo o vírus. É como se esse detectasse um histórico, para mostrar se ele tem anticorpos no organismo. Na mostra de sangue colhida deles, há anticorpos que reagiram no teste, são todos quadros assintomáticos”, descreveu.
O teste sorológico e o molecular (PCR) entram em um mesmo balanço de infectados, embora possam já não ter o vírus encubado. “Em outras palavras, todos podem ser considerados ‘positivos’ no teste, mas há muita diferença entre ‘alguém que teve contato com o vírus’ e ‘alguém que está com o vírus ativo’”, explica Alexsandra.
Boletim
O boletim divulgado nesta quinta-feira (04) pela Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) mostra que o município atingiu 109 casos positivos de Covid-19. O boletim de terça-feira (4) apontava 77 positivos. O salto é atribuído a esses 29 testes positivos de moradores de Araucária que trabalham na Repar. Os funcionários da Repar testados positivos para covid-19 moram em Araucária e, por isso, o número somou diretamente ao município.
Informações
A Prefeitura de Araucária informou que tem solicitado informações à Repar e acompanhado sobre como estão ocorrendo essas testagens em trabalhadores assintomáticos. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) também está acompanhando esta situação. Desde o dia 14 de maio até o momento, a Repar reportou que foram realizados 1.666 testes, tendo sido identificadas 92 pessoas com exame positivo e dessas 48 são moradoras de Araucária. Até quinta-feira (4), 34 casos positivos (dos 48) entraram na divulgação do boletim municipal. Os outros serão divulgados na sequência.
Atualizado
Dos 109 casos positivos de moradores de Araucária, 68 são homens e 41 mulheres. Conforme o boletim da SMSA de hoje (04), há 54 pessoas em tratamento no momento (47 em casa e 07 internados). Um total de 55 pessoas já são consideradas recuperadas/curadas do Covid-19 no município e não há nenhum óbito.
.
Banda B