Araucária

Rede de ação busca viabilizar abrigo para moradores de rua de Araucária

53_reuniao_prefeitoNa sexta-feira, dia 27, o prefeito Olizandro Ferreira recebeu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, integrantes de diversas entidades com o objetivo de discutir um grave problema social de Araucária que são os moradores de rua. A intenção é criar uma rede de ação para viabilizar um abrigo que possa receber estas pessoas durante a noite e, paralelamente a isso, oferecer atividades no período diurno para reintegrá-los na sociedade e também no mercado de trabalho.

Participaram do encontro o padre, Albino Czanovski e o diácono, Maurício Batista, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, a secretária de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, o presidente da Aciaa, Carlos do Vale, o secretário de Saúde, Rogério Kampa, o representante da OAB Subseção Araucária, Cleber Soczek de Souza, o chefe de gabinete, Alan Henning e o comandante da Guarda Municipal, Cleverson Nunes Coelho.

Segundo levantamento da secretaria de Assistência Social (SMAS), Araucária tem hoje 91 moradores de rua que recebem algum tipo de atendimento ou acompanhamento no município. Desse total, 76 são homens e 15 são mulheres. “Além de acolher estas pessoas durante a noite, precisamos oferecer uma sequência nesse atendimento desenvolvendo não só um projeto social, mas um projeto de valorização de vida”, destacou Ivana.

Considerando que, segundo a SMAS, a maioria dos moradores de rua são usuários de drogas e álcool, o prefeito Olizandro pediu uma atenção especial nesse sentido. “Precisamos também cuidar da saúde destas pessoas”, destacou durante a reunião.

O prefeito afirmou também que está dando início ao projeto de construção de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos em Araucária. “Infelizmente, esse é um problema que assombra grande parte das nossas famílias.Temos que encarar esta realidade de frente e, sem medir esforços, vou lutar nesse combate. Nosso Centro será referência nacional no tratamento de usuários”, disse.

Foto Carlos Polý  / SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.