Paraná

RADAR NO CONTORNO SUL ESTÁ CAUSANDO CONFUSÃO NA CABEÇA DOS MOTORISTAS

O radar instalado no quilômetro 594 da BR-376, o Contorno Sul, na Cidade Industrial, está dando o que falar nas redes sociais. Motoristas que passam pelo trecho reclamam que o equipamento está desregulado, já que às vezes marca no visor uma numeração que não corresponde à velocidade em que os veículos passam.

Em alguns momentos, o aparelho registrou velocidades próximas a 100 quilômetros por hora (km/h), mesmo quando os veículos trafegavam visivelmente em baixa velocidade. No trecho, o limite é de 60 km/h. Várias vezes, com a passagem de automóveis e caminhões em diferentes velocidades, aparecia a marca de 92 km/h.

Na última semana, a Tribuna esteve três vezes lá para acompanhar a situação. Nas segunda-feira (5) e terça-feira (6), o equipamento apresentou os problemas denunciados. Na sexta-feira (9), o radar estava aparentemente normal, exibindo a velocidade compatível com a praticada pelos motoristas.

Foto: Gerson Klaina

Foto: Gerson Klaina

Multa normal

Consultado pela Tribuna, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela manutenção dos radares no Contorno Sul, explicou que o equipamento continua multando mesmo apresentando uma numeração que não condiz com a praticada. Isso porque, segundo o DNIT, quando ocorre uma descarga elétrica – por causa de tempestades, por exemplo -, os equipamentos podem apresentar problemas na marcação.

De acordo com o DNIT, mesmo mostrando uma numeração superior ou inferior à velocidade do momento, os radares continuam registrando, internamente, a velocidade correta. Conforme o órgão, isso significa que o equipamento funciona normalmente e a velocidade válida para efeitos de multa será a que o radar registrar internamente até que seja feita a manutenção.

Por isso, a dica do DNIT é que os motoristas sigam as sinalizações e mantenham a velocidade compatível com a apontada pelas placas. Caso o motorista seja multado e entenda que foi prejudicado por uma falha na marcação, com a multa em mãos é possível recorrer da infração. No verso da notificação consta o endereço para encaminhamento da documentação para abertura do processo de defesa.

 

Tribuna do Pr

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.